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Trajetórias de uma professora de língua inglesa em ensino remoto emergencial
dc.contributor.author | Ludovico, Francieli Motter | pt_BR |
dc.contributor.author | Nunes, Mariana Backes | pt_BR |
dc.contributor.author | Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-15T04:26:48Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1676-0786 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/232999 | pt_BR |
dc.description.abstract | A pandemia do Covid-19 impactou diversos setores da sociedade, causando não apenas uma crise sanitária, mas também econômica, política e educacional, levando-nos a refletir sobre como tudo está interligado de alguma maneira. No presente artigo, buscou-se analisar, a partir da Teoria da Complexidade, a prática de uma professora lecionando língua inglesa (LI) em contexto de Ensino Remoto Emergencial (ERE). A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, a partir de um estudo de caso longitudinal com base nas narrativas escritas pela professora durante 7 meses de ERE. Os resultados mostram que as condições iniciais da professora foram favoráveis para sua prática no ERE. Não é possível generalizar as condições desse contexto específico, mas a partir desse estudo destacam-se práticas de ensino de LI e a importância da tecnologia na formação de professores. | pt_BR |
dc.description.abstract | The Covid-19 pandemic impacted several sectors of society, causing not only a health crisis, but also economic, political, and educational crisis, leading us to reflect on how everything is interconnected in some way. In this article, we aim to analyze, from the Complexity Theory, the practice of a teacher teaching the English language (EL) in a context of Emergency Remote Teaching (ERT). The methodology used is a qualitative approach, in which a longitudinal case study was carried out based on the narratives written by the teacher during 7 months of ERT. The results show that the teacher’s initial conditions were favorable for her practice in the ERT. It is not possible to generalize the conditions of this specific context, but based on this study, the teaching practices of EL and the importance of technology in teacher education stand out. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista brasileira de lingüística aplicada. Belo Horizonte, MG. Vol. 21, n. 4 (2021), p. 1103-1134 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Foreign language teaching and learning | en |
dc.subject | COVID-19 (Doença) | pt_BR |
dc.subject | Teoria da complexidade | pt_BR |
dc.subject | Complexity theory | en |
dc.subject | Ensino Remoto Emergencial (ERE) | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 pandemic | en |
dc.subject | Emergency remote teaching | en |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua estrangeira (inglês) | pt_BR |
dc.subject | Teachers' narratives | en |
dc.title | Trajetórias de uma professora de língua inglesa em ensino remoto emergencial | pt_BR |
dc.title.alternative | Trajectories of an English language teacher in emergency remote teaching | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001134832 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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