"Nas paredes da memória" : itinerários narrados por estudantes do curso de Pedagogia em ego-documentos (Faculdade de Educação/UFRGS)
Visualizar/abrir
Data
2021Tipo
Outro título
"On the walls of memory" : itineraries narrated by students of the Pedagogy course in ego-documents (Faculty of Education/UFRGS)
Assunto
Resumo
O artigo toma como objeto de estudo narrativas de memória de estudantes do primeiro semestre do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação/UFRGS, produzidas entre os anos de 2010 e 2014, durante as aulas de História da Educação. Foram examinados quinze textos, de quatorze mulheres e de um homem, todos contando com aproximadamente quarenta anos de vida ou mais no momento da escrita. A proposta era que refletissem sobre seus percursos de escolarização, mas, para compor a narrativa, também buscar ...
O artigo toma como objeto de estudo narrativas de memória de estudantes do primeiro semestre do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação/UFRGS, produzidas entre os anos de 2010 e 2014, durante as aulas de História da Educação. Foram examinados quinze textos, de quatorze mulheres e de um homem, todos contando com aproximadamente quarenta anos de vida ou mais no momento da escrita. A proposta era que refletissem sobre seus percursos de escolarização, mas, para compor a narrativa, também buscaram, nas camadas tempo pretéritas, outras lembranças de sua história de vida. O critério geracional permitiu identificar singularidades e recorrências nos itinerários percorridos até a chegada à UFRGS. Por meio de práticas de arquivamento, escreveram sobre memórias de infância, itinerários escolares, experiências de juventude e vida adulta. Incluíram relatos acerca da família, dos amigos, do trabalho e expressaram fortes sentimentos referentes à aprovação no exame vestibular da UFRGS. ...
Abstract
The article takes as object of study narratives of memory of students of the first semester of the Pedagogy Course of the Faculty of Education/UFRGS, produced between the years 2010 and 2014, during the classes of History of Education. Fifteen texts were examined, of fourteen women and of one man, all with approximately forty Years of life or more at the time of writing. The proposal was to reflect on their schooling paths, but to make up the narrative, they also sought, in the previous time la ...
The article takes as object of study narratives of memory of students of the first semester of the Pedagogy Course of the Faculty of Education/UFRGS, produced between the years 2010 and 2014, during the classes of History of Education. Fifteen texts were examined, of fourteen women and of one man, all with approximately forty Years of life or more at the time of writing. The proposal was to reflect on their schooling paths, but to make up the narrative, they also sought, in the previous time layers, other memories of their life history. The generational criterion allowed identifying singularities and recurrences in the itineraries traveled until arrival at UFRGS. Through archival practices, they wrote about childhood memories, school itineraries, Youth experiences, and adulthood. They included reports about family, friends, work and expressed strong feelings regarding the approval of the vestibular exam at UFRGS. ...
Contido em
Educação em foco (Juiz de Fora) [recurso eletrônico]. Juiz de Fora, MG. Vol. 26 (2021), e26002, p. 43-61
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39951)Ciências Humanas (6878)
Este item está licenciado na Creative Commons License