Uma classe enrolada para presente : num lugar de ausentes
Visualizar/abrir
Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esse trabalho trata da narrativa autobiográfica da prática docente com alunos das primeiras séries do Ensino Médio Regular, turno diurno, durante a Pandemia de Covid-19, numa escola pública da cidade de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, nos anos de 2020 e 2021.Está estruturado, com a descrição da escola, o perfil dos alunos, a trajetória da autora e a relação entre os envolvidos na narrativa, ou seja, a Pandemia, a professora, os alunos, a escola e o ensino, buscando refletir sobre os ...
Esse trabalho trata da narrativa autobiográfica da prática docente com alunos das primeiras séries do Ensino Médio Regular, turno diurno, durante a Pandemia de Covid-19, numa escola pública da cidade de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, nos anos de 2020 e 2021.Está estruturado, com a descrição da escola, o perfil dos alunos, a trajetória da autora e a relação entre os envolvidos na narrativa, ou seja, a Pandemia, a professora, os alunos, a escola e o ensino, buscando refletir sobre os papéis de cada um dos elementos elencados e do governo estadual, representado pela Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, seguido da descrição do comportamento da sociedade em relação aos Professores, por meio das notícias midiáticas. O trabalho pretende mostrar como as relações foram transformadas e adaptadas pelos docentes, e de forma breve, acompanha Jan Masschelein e Maarten Simons no que se refere a pensar o que faz a escola ser uma escola, o que tem de público e comum, e sobre seu lugar na relação ensino/aprendizagem, assim como, o quanto deve ser repensada no sentido de promover a igualdade social. Importante em tudo isso, é enaltecer sua importância como lugar de aprendizagem, como um lugar onde todos os presentes recebem a mesma explicação do professor, onde possam questionar e serem respondidos. Se até então a escola era considerada como um importante fator de contribuição ao combate da desigualdade social, nesse momento de Pandemia, ela mostrou o quanto reduz a diferenciação através da socialização dos estudantes, dos professores, da comunidade e da relação ensino/aprendizagem e o quanto sua ausência aumenta o fosso social. ...
Abstract
This work deals with the autobiographical narrative of teaching practice with students from the first grades of Regular High School, daytime, during the Covid- 19 Pandemic, in a public school in the city of Porto Alegre, State of Rio Grande do Sul, in the years 2020 and 2021. It is structured, with the description of the school, the profile of the students, the author's trajectory and the relationship between those involved in the narrative, that is, the Pandemic, the teacher, the students, the ...
This work deals with the autobiographical narrative of teaching practice with students from the first grades of Regular High School, daytime, during the Covid- 19 Pandemic, in a public school in the city of Porto Alegre, State of Rio Grande do Sul, in the years 2020 and 2021. It is structured, with the description of the school, the profile of the students, the author's trajectory and the relationship between those involved in the narrative, that is, the Pandemic, the teacher, the students, the school and teaching, seeking to reflect on the roles of each of the listed elements and of the state government, represented by the Secretary of Education of the State of Rio Grande do Sul, followed by the description of society's behavior in relation to Teachers, through media news. The work intends to show how the relationships were transformed and adapted by the teachers, and briefly follows Jan Masschelein and Maarten Simons when it comes to thinking about what makes the school a school, what is public and common, and about its place in the teaching/learning relationship, as well as how much it should be rethought in order to promote social equality. Important in all of this is to extol its importance as a place of learning, as a place where everyone present receives the same explanation from the teacher, where they can question and be answered. If until then the school was considered an important contributing factor to the fight against social inequality, at this time of the Pandemic, it showed how much it reduces differentiation through the socialization of students, teachers, the community and the teaching/learning relationship and the how much its absence increases the social divide. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Geografia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Geografia (463)
Este item está licenciado na Creative Commons License