Livro didático do meu lugar : construção inicial de um material didático para São Jerônimo
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esta pesquisa objetiva refletir sobre a importância e o significado do lugar do aluno, para possibilitar um ensino de Geografia na Educação Básica que se volte para o desenvolvimento da cidadania e, consequentemente a ação sobre o espaço. O produto da pesquisa tem como finalidade a construção de um protótipo sumarizado, que dará origem a um Livro Didático que poderá ser utilizado nos Anos Iniciais e 6º ano do Ensino Fundamental. O estudo da cidade enquanto lugar deve extrapolar uma relação de o ...
Esta pesquisa objetiva refletir sobre a importância e o significado do lugar do aluno, para possibilitar um ensino de Geografia na Educação Básica que se volte para o desenvolvimento da cidadania e, consequentemente a ação sobre o espaço. O produto da pesquisa tem como finalidade a construção de um protótipo sumarizado, que dará origem a um Livro Didático que poderá ser utilizado nos Anos Iniciais e 6º ano do Ensino Fundamental. O estudo da cidade enquanto lugar deve extrapolar uma relação de objetos de conhecimento e oportunizar ao aluno o reconhecimento, a análise e a transformação dos espaços de vivência. A partir da proposta evidenciada na pesquisa, há a possibilidade de disponibilizar a alunos e professores do Município de São Jerônimo uma ferramenta didática que auxilie na observação da paisagem e do próprio lugar, para a construção de uma leitura dinâmica e consciente de mundo, tendo como referência as organizações espaciais do município. ...
Abstract
This research aims to reflect on the importance and meaning of the student's place, to enable a teaching of Geography in Basic Education that focuses on the development of citizenship and, consequently, action on space. The research product aims to build a summarized prototype, which will lead to a textbook that can be used with the Early Years and 6th year of Elementary School. The study of the city as a place must extrapolate a list of knowledge objects and provide students opportunities to r ...
This research aims to reflect on the importance and meaning of the student's place, to enable a teaching of Geography in Basic Education that focuses on the development of citizenship and, consequently, action on space. The research product aims to build a summarized prototype, which will lead to a textbook that can be used with the Early Years and 6th year of Elementary School. The study of the city as a place must extrapolate a list of knowledge objects and provide students opportunities to recognition, analyze and transform living spaces. From the proposal evidenced in the research, there is the possibility of making available to students and teachers of the city of São Jerônimo a didactic tool that helps in the observation of the landscape and the place itself, for the construction of a dynamic and conscious reading of the world, having as reference to the spatial organizations of the city. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Geografia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Geografia (463)
Este item está licenciado na Creative Commons License