Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorMittmann, Solangept_BR
dc.contributor.authorPortugal, Roberta Rosapt_BR
dc.date.accessioned2021-12-14T04:27:10Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232913pt_BR
dc.description.abstractFrida Kahlo (1907-1954) é uma artista plástica mexicana, militante comunista e da mexicanidade, professora de artes que educava seus aprendizes para a luta de classes. Sua arte vida aborda o social, o político, haja vista que é efeito de condições já-determinadas, de relações entre sujeitos – sempre interpelados pela ideologia. Apresento este estudo para pensar e analisar a produção de sentidos no processo de circulação da sua imagem e de seu nome, seguindo os princípios teóricos e analíticos da Análise de Discurso de orientação materialista. Considero a circulação referida como um processo subjugado às condições históricas impostas pelo sistema capitalista, ou seja, que funciona sob determinações materiais. A circulação de discursos de, sobre ou que ressoam para Frida é bastante expressiva em diferentes âmbitos, como o artístico, ao qual dedico reflexão e análise. Visto que o processo de significação está inscrito nas relações sociais, seus dizeres [verbais e visuais] são assujeitados às condições de produção, são efeitos da interpelação ideológica que a constitui como sujeito. Desse modo, sua arte-vida está determinada por relações de poder, pela disputa de sentidos. A retomada, por outros artistas, de seus dizeres e telas, de suas cores e flores, desde condições materiais diferentes daquelas que Frida experienciou, produz outras relações de sentidos. No estudo ora apresentado, analiso como Kahlo costurou o laço entre arte, comunismo, mexicanidade e gênero em sua obra e vida, para compreender como o processo de circulação da sua imagem e de elementos que remetem a ela produz sentidos em outras materialidades significantes. Dito isto, como as relações de poder determinam o discurso de Frida Kahlo e a ressonância deste no projeto fotográfico Todos podem ser Frida, de Camila Fontenele? Para responder a essa questão, a via analítica trilhada consiste em estudar as determinações materiais em discursos de Frida, identificar posições ideológicas e efeitos de sentidos reproduzidos no que diz respeito a arte, comunismo, mexicanidade e gênero, para, em seguida, examinar como o projeto fotográfico desloca sentidos ao elaborar um discurso sobre “poder ser Frida”. A partir do batimento entre obras, fotografias de Kahlo e fotografias do projeto referido, analiso como se dá a retomada do discurso de Frida, numa forma de alteridade discursiva, como os sentidos são reproduzidos e deslocados. A Análise do Discurso e o Materialismo Histórico propiciam compreender a materialização das relações de poder nos enunciados analisados, e o procedimento analítico descrito possibilita apontar como as condições materiais determinam diferentemente as tomadas de posição de Kahlo e da função autor do projeto fotográfico estudado. Considero que ao inscrever-se no processo de circulação da imagem e nome da pintora mexicana, o projeto é determinado pelo funcionamento da ideologia que define os modos de significá-la, portanto, é sobredeterminado pelas relações sociais e condições de produção vigentes no sistema capitalista.pt_BR
dc.description.abstractFrida Kahlo (1907-1954) es una artista plástica mexicana, militante comunista y de la mexicanidad, profesora de artes que educaba a sus aprendices para la lucha de clases. Su arte vida aborda el social, el político, visto que es efecto de condiciones ya determinadas, de relaciones entre sujetos – siempre interpelados por la ideología. Presento este estudio para pensar y analizar la producción de sentidos en el proceso de circulación de su imagen y de su nombre, siguiendo los principios teóricos y analíticos del Análisis de Discurso de orientación materialista. Considero la circulación referida como un proceso subyugado a las condiciones históricas impuestas por el sistema capitalista, es decir, que funciona bajo determinaciones materiales. La circulación de discursos de, sobre o que resuenan hacia Frida es muy expresiva en diferentes ámbitos, como el artístico, al cual dedico reflexión y análisis. Una vez que el proceso de significación está inscripto en las relaciones sociales, sus enunciados [verbales y visuales] se sujetan a las condiciones de producción, son efectos de la interpelación ideológica que le constituye como sujeto. De ese modo, su arte-vida está determinada por relaciones de poder, por la disputa de sentidos. La retomada, por otros artistas, de sus enunciados y pinturas, de sus colores y flores, desde condiciones materiales diferentes de las que Frida vivió, produce otras relaciones de sentidos. En este estudio, analizo como Kahlo tejió el lazo entre arte, comunismo, mexicanidad y género en su obra y vida, para comprender como el proceso de circulación de su imagen y de elementos que remeten a ella produce sentidos en otras materialidades significantes. Considerando lo expuesto, ¿cómo las relaciones de poder determinan el discurso de Frida Kahlo y su resonancia en el proyecto fotográfico Todos podem ser Frida, de Camila Fontenele? Para contestar a esta cuestión, la vía analítica seguida consiste en estudiar las determinaciones materiales en discursos de Frida, identificar posiciones ideológicas y efectos de sentidos reproducidos a lo que dice respecto al arte, comunismo, mexicanidad y género, para, en seguida, examinar como el proyecto fotográfico disloca sentidos al elaborar un discurso sobre “poder ser Frida”. Desde la comparación de obras, fotografías de Kahlo y fotografías del proyecto referido, analizo como se efectúa la retomada del discurso de Frida, en forma de alteridad discursiva, como los sentidos son reproducidos y dislocados. El Análisis de Discurso y el Materialismo Histórico propician comprender la materialización de las relaciones de poder en los enunciados analizados, y el procedimiento analítico descripto posibilita señalar como las condiciones materiales determinan diferentemente la toma de posiciones de Kahlo y de la función autor del proyecto fotográfico estudiado. Considero que al inscribirse en el proceso de circulación de la imagen y nombre de la pintora mexicana, el proyecto es determinado por el funcionamiento de la ideología que define los modos de significarla, por lo tanto, es sobredeterminado por las relaciones sociales y condiciones de producción vigentes en el sistema capitalista.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectKahlo, Frida, 1907-1954pt_BR
dc.subjectFridomaníaes
dc.subjectArte e ideologiapt_BR
dc.subjectMexicanidades
dc.subjectArte y militanciaes
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectMaterialismo históricopt_BR
dc.subjectTodos podem ser Frida, de Camila Fontenelees
dc.subjectImagem : Aspectos antropológicospt_BR
dc.subjectMéxico : Aspectos culturaispt_BR
dc.subjectLinguagem e línguaspt_BR
dc.titleDa paleta de Frida Kahlo a outras ressonâncias : um estudo discursivo sobre a reverberação da sua imagempt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001133426pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem