A importância do uso de métodos e ferramentas no apoio à criação de sentido em processos de inteligência coletiva
Visualizar/abrir
Data
2020Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
As organizações enfrentam rápidas mudanças e necessitam estar em constante alerta para possíveis transformações no seu ambiente. Para compreender as informações oriundas dos fenômenos organizacionais, as equipes trabalham de forma coletiva gerando sentido sobre as informações coletadas pelos seus participantes. Este processo é chamado de sensemaking, uma das etapas da inteligência coletiva, criado para apoiar os tomadores de decisão na contextualização de uma pista ou experiência particular par ...
As organizações enfrentam rápidas mudanças e necessitam estar em constante alerta para possíveis transformações no seu ambiente. Para compreender as informações oriundas dos fenômenos organizacionais, as equipes trabalham de forma coletiva gerando sentido sobre as informações coletadas pelos seus participantes. Este processo é chamado de sensemaking, uma das etapas da inteligência coletiva, criado para apoiar os tomadores de decisão na contextualização de uma pista ou experiência particular para formulação de uma interpretação coletiva comum a todos os membros do grupo. Para realização de tal processo, os atores organizacionais apoiam-se em diversos métodos e ferramentas. Este trabalho propõe, portanto, a investigação de como os métodos e ferramentas podem auxiliar nos processos de criação coletiva de sentido. Para tal, foi delimitado o estudo a quatro métodos (Delphi, Roadmapping, Design Thinking e Brainstorming) e ferramentas associadas. A pesquisa foi conduzida a partir da abordagem qualitativa de entrevistas semi estruturadas com onze profissionais da área de inteligência. O trabalho defende que os métodos e ferramentas possuem papel fundamental na criação coletiva de sentido trazendo diversos benefícios às organizações. Também foi possível inferir que as organizações utilizam mais o sensemaking para atingirem os seus resultados a curto prazo. Para fundamentar esta posição, ao decorrer do trabalho foram apresentadas diversas evidências extraídas a partir dos trechos das entrevistas. ...
Abstract
Organizations face rapid changes and need to be constantly alert to possible changes in their environment. In order to understand the information arising from organizational phenomena, the teams work collectively generating meaning about the information collected by their participants. This process is called sensemaking, one of the stages of collective intelligence, which was created to support decision makers to contextualize a particular clue or piece of experience in order to formulate a col ...
Organizations face rapid changes and need to be constantly alert to possible changes in their environment. In order to understand the information arising from organizational phenomena, the teams work collectively generating meaning about the information collected by their participants. This process is called sensemaking, one of the stages of collective intelligence, which was created to support decision makers to contextualize a particular clue or piece of experience in order to formulate a collective interpretation common to all members of a group. For such a process, the organizational actors rely on several methods and tools. This work proposes, therefore, the investigation of how the methods and tools can help in the processes of collective creation of meaning. To this end, the study was limited to four methods (Delphi, Roadmapping, Design Thinking and Brainstorming) and associated tools. The research was conducted based on the qualitative approach of semi-structured interviews with eleven professionals in the field of intelligence. The paper argues that methods and tools have a fundamental role in the collective creation of meaning, bringing several benefits to organizations. It was also possible to infer that organizations use more sensemaking to achieve their results in the short term. To support this position, during the course of the work, several pieces of evidence extracted from the excerpts of the interviews were presented. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3134)
Este item está licenciado na Creative Commons License