Análise do processo decisório de compra do consumidor de bandas independentes de Porto Alegre
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Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho buscou analisar o processo decisório de compra do consumidor de bandas independentes de Porto Alegre - RS, a partir do modelo de cinco etapas: reconhecimento do problema, busca de informações, avaliação de alternativas, decisão de compra e comportamento pós-compra. Além das etapas do processo decisório, os objetivos traçados envolveram identificar e caracterizar questões relativas aos fatores de influência no comportamento dos consumidores e à percepção destes sobre bandas indepen ...
Este trabalho buscou analisar o processo decisório de compra do consumidor de bandas independentes de Porto Alegre - RS, a partir do modelo de cinco etapas: reconhecimento do problema, busca de informações, avaliação de alternativas, decisão de compra e comportamento pós-compra. Além das etapas do processo decisório, os objetivos traçados envolveram identificar e caracterizar questões relativas aos fatores de influência no comportamento dos consumidores e à percepção destes sobre bandas independentes. A condução do trabalho foi embasada em revisão de literatura a respeito de processo decisório de compra, fatores de influencia no comportamento do consumidor e aspectos específicos do consumidor cultural. O método utilizado para responder os objetivos propostos foi de pesquisa conclusiva descritiva, com uma etapa exploratória, através de análise de seguidores de bandas porto-alegrenses em rede social e entrevistas em profundidade com consumidores, seguida da etapa quantitativa via questionário. A partir dos resultados obtidos, se verificou uma falta de conhecimento de parte dos participantes da pesquisa a respeito do que realmente torna uma banda independente, além de certa expectativa de diferenciação e maior liberdade artística comparado às bandas de grandes gravadoras. As fontes de informação mais comuns a respeito das bandas foram as redes sociais e os círculos de amizade, enquanto que a avaliação de alternativas e a escolha de consumo tenderam a ser bastante influenciadas pelo humor e atividade do momento que são realizadas. Ainda que tenham sido identificados sentimentos de orgulho e responsabilidade atrelados ao consumo de bandas independentes de Porto Alegre, as principais motivações para este consumo envolveram necessidades hedônicas dos indivíduos. ...
Abstract
This study aimed to analyze the decision making process of consumers of independent bands from Porto Alegre – RS, based on the model with five stages: recognition of need, information search, evaluation of alternatives, purchase decision and post-purchase behavior. Besides the five stages from the decision making process, the established objectives involved identifying and characterizing topics related to the factors of influence in the consumers behavior and to their perception about independe ...
This study aimed to analyze the decision making process of consumers of independent bands from Porto Alegre – RS, based on the model with five stages: recognition of need, information search, evaluation of alternatives, purchase decision and post-purchase behavior. Besides the five stages from the decision making process, the established objectives involved identifying and characterizing topics related to the factors of influence in the consumers behavior and to their perception about independent bands. The conduction of the study was grounded on literature review regarding consumer decision making process, factors of influence on the consumer behavior and specific aspects of the cultural consumer. The method used to answer the proposed objectives was of conclusive descriptive research, with an exploratory stage, through analysis of followers of bands from Porto Alegre in social media and in-depth interview with consumers, followed by the stage of quantitative research via survey. Through the results obtained, it was verified a lack of knowledge from a part of the participants of the research about what actually makes a band independent, besides a certain expectative of differentiation and bigger artistic freedom compared to bands of big record companies. The most common sources of information about the bands were social medias and friendship circles, while the alternatives evaluation and consumption decision tended to be heavily influenced by the humor and activity of the moment they are performed. Even though feelings of pride and responsibility were identified attached to the consumption of independents bands from Porto Alegre, the major motivations to this consumption revolved around hedonic needs from the individuals. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
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TCC Administração (3140)
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