Mostrar registro simples

dc.contributor.authorReal, Luciane Magalhães Cortept_BR
dc.date.accessioned2021-12-03T04:42:09Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232518pt_BR
dc.description.abstractUma das atribuições do Orientador Educacional é a mediação, na escola, nos diversos níveis, entre professores, alunos e família. A disciplina Psicologia do Desenvolvimento estuda o desenvolvimento humano sob o enfoque da psicologia e suas relações com as questões escolares. No presente artigo ela é abordada a partir da Epistemologia Genética piagetiana com foco nos principais conceitos para o entendimento das relações interpessoais na escola. Foram propostas três tarefas para propiciar aos cursistas refletirem sobre os tipos de intervenções do Orientador Educacional e construírem um percurso de reflexão crítica para suas futuras práticas. As atividades focaram a tomada de consciência dos educadores a respeito de suas intervenções. O conhecimento das epistemologias subjacentes às suas práticas, ou possíveis práticas, ajuda o Orientador Educacional a optar dentro de um leque de possíveis ações e possibilita que as escolhas possam ser conscientes dos variados efeitos que possam surgir no grupo. O conhecimento do desenvolvimento, a partir da Epistemologia Genética piagetiana, também contribui para que o Orientador possa refletir com os professores as suas ações em determinados contextos para que os valores do mundo adulto e do próprio Orientador não sejam projetados para a vida dos seus orientandos. A partir das tomadas de consciência, os futuros orientadores puderam repensar na pandemia, deslocando-se de um lugar presencial para um virtual/online.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCorbellini, Silvana (Org.). Orientação educacional : registros de um percurso de formação [recurso eletrônico] Porto Alegre : Forma Diagramação, 2021. p. 52-66pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectOrientação educacionalpt_BR
dc.subjectCOVID-19 (Doença)pt_BR
dc.titleOrientação educacional : a importância da psicologia do desenvolvimento em tempos de pandemiapt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001134443pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples