Mostrar el registro sencillo del ítem
A pedagogia de gêneros em contexto brasileiro : um panorama de pesquisas que empregam o Ciclo de Ensino e Aprendizagem
dc.contributor.author | Rottava, Lucia | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Sulany Silveira dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Troian, Izadora Chagas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-01T04:34:48Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/232403 | pt_BR |
dc.description.abstract | O Ciclo de Ensino e Aprendizagem (CEA) é empregado na Pedagogia de Gêneros (PG) da Linguística Sistêmico-Funcional (ROSE;MARTIN, 2012; ROSE, 2017; ROSE, 2020). Este artigo apresenta um panorama das pesquisas realizadas em contexto brasileiro que empregaram o CEA. Os dados são advindos de dissertações e teses produzidas em programas de pós-graduação do Brasil e de artigos publicados em periódicos. Primeiramente, apresentamos um breve percurso do desenvolvimento da PG; na sequência, apresentamos os dados nas seguintes categorias: autor e ano; universidade, língua(s) pesquisada(s), contexto em que a(s) pesquisa(s) foram desenvolvidas, o(s) gênero(s) e estrato(s), bem como teorias outras empregadas pelos pesquisadores para estabelecer interlocução com a PG. O objetivo deste texto é contribuir para uma visão geral dos estudos realizados com o CEA no Brasil. Os resultados apontam que o impacto teórico-metodológico da PG no Brasil tem crescido ao longo dos últimos sete anos. | pt_BR |
dc.description.abstract | The Teaching Learning Cycle (TLC) is used in the Genre Pedagogy (GP) of Systemic Functional Linguistics (ROSE; MARTIN, 2012; ROSE, 2017; ROSE, 2020). This article presents an overview of studies which used the TLC in Brazilian contexts. The data for this article are dissertations and theses developed in Graduate Programs in Brazil as well as research papers published in scientific journals. First, we present a brief development of GP; next, we present the data in the following categories: author and year; university, language researched, context in which the studies were developed, genre and stratum, as well as other theories used by researchers to establish dialogue with GP. The purpose of this text is to contribute to an overview of the studies carried out with the CEA in Brazil. The results show that although incipient the theoretical and methodological impact of GP in Brazil it has grown over the past seven years. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista signo. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 46, n. 86 (maio./ago. 2021), p. [7-22] | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Genre pedagogy | en |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Teaching Learning Cycle | en |
dc.subject | Linguística | pt_BR |
dc.subject | Systemic-functional linguistics | en |
dc.subject | Brazilian context | en |
dc.subject | Linguagem e línguas | pt_BR |
dc.subject | Brasil : Aspectos sociais | pt_BR |
dc.title | A pedagogia de gêneros em contexto brasileiro : um panorama de pesquisas que empregam o Ciclo de Ensino e Aprendizagem | pt_BR |
dc.title.alternative | The genre pedagogy in Brazilian context : an overview of studies that use the Teaching Learning Cycle | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001134279 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (40281)Lingüística, Letras y Artes (2737)