Show simple item record

dc.contributor.authorRottava, Luciapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Sulany Silveira dospt_BR
dc.contributor.authorTroian, Izadora Chagaspt_BR
dc.date.accessioned2021-12-01T04:34:48Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1982-2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232403pt_BR
dc.description.abstractO Ciclo de Ensino e Aprendizagem (CEA) é empregado na Pedagogia de Gêneros (PG) da Linguística Sistêmico-Funcional (ROSE;MARTIN, 2012; ROSE, 2017; ROSE, 2020). Este artigo apresenta um panorama das pesquisas realizadas em contexto brasileiro que empregaram o CEA. Os dados são advindos de dissertações e teses produzidas em programas de pós-graduação do Brasil e de artigos publicados em periódicos. Primeiramente, apresentamos um breve percurso do desenvolvimento da PG; na sequência, apresentamos os dados nas seguintes categorias: autor e ano; universidade, língua(s) pesquisada(s), contexto em que a(s) pesquisa(s) foram desenvolvidas, o(s) gênero(s) e estrato(s), bem como teorias outras empregadas pelos pesquisadores para estabelecer interlocução com a PG. O objetivo deste texto é contribuir para uma visão geral dos estudos realizados com o CEA no Brasil. Os resultados apontam que o impacto teórico-metodológico da PG no Brasil tem crescido ao longo dos últimos sete anos.pt_BR
dc.description.abstractThe Teaching Learning Cycle (TLC) is used in the Genre Pedagogy (GP) of Systemic Functional Linguistics (ROSE; MARTIN, 2012; ROSE, 2017; ROSE, 2020). This article presents an overview of studies which used the TLC in Brazilian contexts. The data for this article are dissertations and theses developed in Graduate Programs in Brazil as well as research papers published in scientific journals. First, we present a brief development of GP; next, we present the data in the following categories: author and year; university, language researched, context in which the studies were developed, genre and stratum, as well as other theories used by researchers to establish dialogue with GP. The purpose of this text is to contribute to an overview of the studies carried out with the CEA in Brazil. The results show that although incipient the theoretical and methodological impact of GP in Brazil it has grown over the past seven years.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista signo. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 46, n. 86 (maio./ago. 2021), p. [7-22]pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectGenre pedagogyen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching Learning Cycleen
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectSystemic-functional linguisticsen
dc.subjectBrazilian contexten
dc.subjectLinguagem e línguaspt_BR
dc.subjectBrasil : Aspectos sociaispt_BR
dc.titleA pedagogia de gêneros em contexto brasileiro : um panorama de pesquisas que empregam o Ciclo de Ensino e Aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeThe genre pedagogy in Brazilian context : an overview of studies that use the Teaching Learning Cycleen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001134279pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record