Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDalmolin, Antonio Marcos Teixeirapt_BR
dc.contributor.authorHoffmann, Marilisa Bialvopt_BR
dc.contributor.authorSchirmer, Saul Benhurpt_BR
dc.date.accessioned2021-11-29T04:28:49Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2525-4863pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232332pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo apresenta um estudo sobre a atuação de egressos do curso deLicenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (LEDOC/UFRGS), campus Porto Alegre. Comoproblema de pesquisa se estabeleceu o seguinte questionamento: Como voam os pássaros egressos e egressas da LEDOC/UFRGS campus Porto Alegre? O objetivo foi analisar, a partir dos dados de acompanhamento do curso, a atuação dos egressos e egressas, bem como refletir sobre os desafios e potencialidades da formação de professores e professoras de ciências do campo, a partir das entrevistas realizadas. A pesquisa équalitativa, do tipo estudo de caso e foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, como instrumento de investigação. Na análise das transcrições foi utilizada aAnálise Textual Discursiva (ATD). Os resultadosforam discutidos a partir da categoria, definida a priori, Tríade Campo –Política Pública –Educação nos movimentos de bater as asas. Ao final, consideramos que os egressos e egressas entrevistados, após o curso, ressignificaram suas formas de ler e intervir em seus territórios.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents a study on the performance of graduates of the Licentiate ́s in Rural Education: Nature Sciences of the Federal University of Rio Grande do Sul (LEDOC/UFRGS), Porto Alegre campus. As a research problem, the following question was established: How do birds from LEDOC/UFRGS campus Porto Alegre fly? The objective was to analyze, from the course monitoring data, the performance of graduates, as well as to reflect on the challenges and potential of teacher education of natural sciences in rural education, based on the interviews carried out. The research isqualitative, of the case study type and semi-structured interviews were used as a research instrument. The Discursive Textual Analysis (DTA) was used to analyze the transcripts. The results were discussed from the category, defined a priori, Triad: Rural –Public Policy –Education in flapping movements. In the end, we consider that the graduates interviewed, after the course, gave new meanings to their ways of reading and intervening in their territories.en
dc.description.abstractEste artículo presenta un estudio sobre el desempeño de los egresados de la Licenciatura en Educación Rural: Ciencias de la Naturaleza de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (LEDOC/UFRGS), campus de Porto Alegre. Como problema de investigación se estableció la siguiente pregunta: ¿Cómovuelan los pájaros de la LEDOC/UFRGS en Porto Alegre? El objetivo fue analizar, a partir de los datos del curso, el desempeño de los egresados, así como reflexionar sobre los desafíos y potencialidades de la formación de profesores de ciencias en Educación Rural, a partir de las entrevistas realizadas. La investigación escualitativa, tipo estudio de caso y se utilizaron entrevistas semiestructuradas como instrumento de investigación. Se utilizó Análisis Textual Discursivo (ATD) para analizar las transcripciones. Los resultados fueron discutidos desde la categoría, definida a priori, Tríada: Rural -Política Pública -Educación en movimiento de vuelo. Al final, consideramos que losegresados entrevistados, tras el curso, redefinieron sus formas de leer e intervenir en sus territorios.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação do Campo. Tocantinópolis, TO. Vol. 6 (2021), e13322, [26 f.]pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectGraduatesen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectAluno egressopt_BR
dc.subjectRural educationen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectNatural sciencesen
dc.subjectGraduadoses
dc.subjectFormación de profesoreses
dc.subjectEducación rurales
dc.subjectCiencias de la naturalezaes
dc.titleO voo dos pássaros egressos da licenciatura em educação do campo da UFRGS : desafios e possibilidades na formação de professores de ciências da naturezapt_BR
dc.title.alternativeVuelo de pájaros graduados en educación rural de la UFRGS : retos y posibilidades en la formación de profesores de ciencias de la naturezaen
dc.title.alternativeThe flight of the graduate birds from the UFRGS rural education course : challenges and possibilities in teacher training in natural scienceses
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001133880pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples