Show simple item record

dc.contributor.authorRosa, Mauríciopt_BR
dc.contributor.authorCaldeira, João Paulo Silvapt_BR
dc.date.accessioned2021-11-25T04:36:42Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1980-4415pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232158pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa objetivou investigar como professores em Cyberformação mobile estabelecem conexões matemáticas entre os pares. Para tanto foi proporcionado uma formação baseada na concepção de Cyberformação com professores de matemática (ROSA, 2015), a qual considera as Tecnologias Digitais (TD) no contexto da Educação Matemática como partícipes do movimento de produção do conhecimento. Além disso, no caso da Cyberformação mobile, esse movimento de produção do conhecimento é suscitado, propositalmente, de maneira “informal” por meio do smartphone, em consonância com as redes sociais. Nesse sentido, foram disponibilizados smartphones para o acesso móvel a essas plataformas online, enquanto os participantes encontravam-se dispersos geograficamente. Sob esse viés, entendemos o “ser/participante” sendo/estando conectado a um dispositivo móvel e isso nos enlaça à corporeidade desses participantes na perspectiva de Merleau-Ponty (2011), apontando como resultado que os professores estabelecem conexões matemáticas entre os pares, plugados hipertextualmente de forma ubíqua. Essa perspectiva sugere o ato de formar-se com TD que acontece a todo o momento e em todo lugar, de forma que o recurso tecnológico se torna parte de nós, ampliando/potencializando as conexões matemáticas feitas de forma compartilhada.pt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to investigate how teachers in Mobile Cybereducation establish mathematical connections between peers. In order to do so, it was provided an education course based on the conception of Cybereducation with mathematics teachers (ROSA, 2015), which considers Digital Technologies (DT) in the context of Mathematics Education as participants in the knowledge production movement. In addition, regarding Mobile Cybereducation, this knowledge production movement is purposely raised in an informal manner through the smartphone, in line with social networks. In this sense, smartphones were made available for mobile access to these online platforms, while the participants were dispersed geographically. Under this bias, we understand the “being/participant” connected to a mobile device and this links us to the corporeity of these participants in the Merleau-Ponty (2011) perspective, pointing out as a result that teachers establish mathematical connections between peers hyper-textually plugged in a ubiquitously way. This perspective suggests the act of education with DT that happens all the time and everywhere, so that the technological resource becomes part of us, expanding/potentializing the mathematical connections made in a shared way.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBolema: Boletim de Educação Matemática. Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, 2018. Vol. 32, n.62 (2018) p. 1068-1091pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectTeachers Educationen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCálculo diferencialpt_BR
dc.subjectM-learningen
dc.subjectDifferential Calculus Teachingen
dc.subjectSocial Networksen
dc.titleConexões Matemáticas entre Professores em Cyberformação Mobile : como se mostram?pt_BR
dc.title.alternativeMathematical Connections among Teachers in Mobile Cybereducation : how do they show themselves?en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001112582pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record