Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSeffner, Fernandopt_BR
dc.date.accessioned2021-11-23T04:34:31Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2175-1803pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232113pt_BR
dc.description.abstractEste artigo parte da percepção da centralidade do tema desigualdade no Ensino de História, em conexão com situações de conflitualidade e violência. A desigualdade é analisada aqui como algo situado em muitos contextos, ela é produzida a partir de alguns dos marcadores sociais da diferença que selecionamos, que são classe, raça, gênero, geração, pertencimento religioso, região e local de moradia e suas modalidades de intersecção. Apresenta-se, então, a estratégia de educação em temas sensíveis no Ensino de História como alternativa pedagógica para abordagem do tema desigualdade. A discussão é feita a partir da coleta de relatos e da observação de cenas de aulas on-line durante o período da pandemia, que causaram forte tensão nos modos de viver a cultura escolar e o cotidiano escolar, acentuando desigualdades, mas também indicando linhas de fuga. Deposse dos elementos colhidos nessa trajetória, propõe-se uma redefinição no conceito de educação em temas sensíveis, com o deslocamento para a percepção de produção de relações sensíveis. É do tempo presente, da história ensinada, das situações de desigualdade e da educação em temas sensíveis que este artigo trata, com ambientação no período da pandemia.pt_BR
dc.description.abstractThis article starts from the perception of inequality as a central theme in History Teaching, in connection with situations of conflict and violence. Inequality is analyzed here as being situated in many contexts, it is produced from some social markers of difference that we have selected, i.e. class, race, gender, generation, religious belonging, region and place of residence, and their intersection modalities. The strategy of education on sensitive topics in History Teaching is then presented as a pedagogical alternative to address inequality as a theme. The discussion is based on collection of accounts and observation of scenes from online classes during the pandemic period, which caused strong tension in the ways ofliving the school culture and the school daily routine, accentuating inequalities, but also indicating escape routes. In possession of elements collected in this way, a redefinition of the concept of education on sensitive topics is proposed, then shifting to the perception of sensitive relationship-making. This article deals with the present time, history taught, situations of inequality, and education on sensitive themes, being set in the pandemic period.en
dc.description.abstractEste artículo parte de la percepción de la desigualdad como tema central en la Enseñanza de Historia, en relación con situaciones de conflicto y violencia. La desigualdad se analiza aquí como si estuviera situada en muchos contextos, se produce a partir de algunos marcadores sociales de diferencia que hemos seleccionado, es decir, clase, raza, género, generación, pertenencia religiosa, región, y lugar de residencia, y sus modalidades de intersección. La estrategia de educación en temas sensibles en la Enseñanza de Historia se presenta luego como una alternativa pedagógica para abordar la desigualdad como tema.La discusión se basa en la recopilación de relatos y la observación de escenas de las clases en línea durante el período pandémico, que provocó una fuerte tensión en las formas de vivir la cultura escolar y la rutina diaria de la escuela, acentuando las desigualdades, pero también indicando vías de escape. En posesión de elementos así recogidos, se propone una redefinición del concepto de educación en temas sensibles, con cambio a la percepción de producción de relaciones sensibles. Este artículo trata sobre el tiempo presente, la historia enseñada, las situaciones de desigualdad y la educación en temas sensibles, estando ambientado en el período pandémico.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Tempo e Argumento. Florianópolis, SC. Vol. 11, n. 33 (2021), p. 1-30pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectSensitive topicsen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectInequalityen
dc.subjectDesigualdadept_BR
dc.subjectViolenceen
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.subjectSchool curriculumen
dc.subjectEnseñanza de historiaes
dc.subjectTemas sensibleses
dc.subjectDesigualdades
dc.subjectViolenciaes
dc.subjectCurrículum escolares
dc.titleSe não agora, quando? a urgência do hoje e a desigualdade como tema no ensino de históriapt_BR
dc.title.alternativeIf not now, when? The urgency of today and inequality asa theme in history teaching the urgency of today and inequality asa theme in history teachingen
dc.title.alternative¿Si no es ahora, cuando? La urgencia del hoy y la desigualdad como tema en la enseñanza de historia es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001133177pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples