Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSeffner, Fernandopt_BR
dc.contributor.authorVarela, Luis Pablo Orozcopt_BR
dc.date.accessioned2021-11-23T04:33:50Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2358-0801pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232078pt_BR
dc.description.abstractA partir dos achados em dois projetos de pesquisa, na Costa Rica e no Brasil, lidando com dois contextos diversos, a cultura escolar e os mercados do sexo de homens para homens, estabelece-se um diálogo em torno de aprendizagens, conhecimentos e experiências. Utilizamos os conceitos de cultura escolar, pedagogias culturais, pedagogias do gênero e da sexualidade, proliferação de locais de aprendizagem, currículo cultural e circulação de saberes. As análises estão centradas em torno de questões de gênero e do pertencimento ao terreno de produção das masculinidades, mas buscamos dialogar com alguns outros marcadores sociais da diferença. A análise enfatiza a centralidade das negociações em torno do gênero, dentro e fora da escola, e com isso fornece elementos para discutir com os movimentos de cunho conservador, como o movimento "ideologia de gênero", que advogam pela não necessidade do debate em torno das desigualdades de gênero, na escola ou fora dela.pt_BR
dc.description.abstractThe paper presents and connects the findings of two research projects, conducted by the two authors. One project in Costa Rica, and another in Brazil. One project deal with school culture, the other project deals with “male to male” sex markets. To establish the dialogue around learning and knowledge, we used the concepts of school culture, cultural pedagogies, gender and sexuality pedagogies, proliferation of learning places, cultural curriculum and circularity of knowledge. The analyzes are centered around issues of gender and belonging to the masculinity production field, but we seek to dialogue with some other social markers of difference. The analysis emphasizes the centrality of negotiations around gender, inside and outside the school. This provides elements to discuss with conservative movements, such as the "gender ideology" movement, which advocate that there is no need for a debate around gender inequalities, at school or outside.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTEXTURA - Revista de Educação e Letras. Canoas, RS. Vol. 22 n. 55 (2021), p. 235-258pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectChildhood social studiesen
dc.subjectCultural pedagogiesen
dc.subjectEstudos sociaispt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectGender pedagogiesen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectSex trade by men for menen
dc.subjectCosta Ricaen
dc.subjectBrazilen
dc.titleDois países, contextos diversos de produção de masculinidades e mercados do sexo : identificando pedagogias do gênero e circulação de saberespt_BR
dc.title.alternativeTwo countries, different contexts of masculinity production and sex markets : identifying gender pedagogies and circulation of knowledgeen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001133174pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples