O filme Kids e a política de demonização da juventude
dc.contributor.author | Giroux, Henry André | pt_BR |
dc.contributor.author | Louro, Guacira Lopes | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Tomaz Tadeu da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-19T04:53:18Z | pt_BR |
dc.date.issued | 1996 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0100-3143 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/232043 | pt_BR |
dc.description.abstract | Um dos filmes mais controvertidos sobre a sexualidade adolescente a aparecer em 1995 foi Kids. Flutuando na superficie de um cinismo sem saída, o filme de Clark deixa de investigar onde está localizada a identidade para os/as jovens urbanos/as que ele representa. O realismo de Clark atua muito facilmente para definir as turbulentas experiências dos/as adolescentes que ele representa, não a partir de sensíveis considerações históricas e sociais, mas a partir de evocações estilizadadas de choque e transgressão. A confiança de Clark na verossimilhança de uma narrativa tipo "documentário", ao jogar com os medos e ansiedades da platéia e colocar a sexualidade e o hedonismo como forças impulsionadoras da agência entre jovens urbanos, revela o conservadorismo ideológico que sustenta Kids. Vistos como não possuindo qualquer capacidade critica, os/as jovens são definidos primariamente por uma sexualidade que é vista como fora de controle, exigindo vigilância, restrição legal e outras formas de poder disciplinar. | pt_BR |
dc.description.abstract | One of the most controversial films to appear about teenage sexuality and youlh in lhe 1995 was Kids, Floating on the surface of a dead-end cynicism, Clark 's film refuses to probe where lhe identity resides for lhe urban youth he represents. Clark's realism works too easily in lhe service of transforming lhe jolting experiences of lhe teenagers he represents from insightful historical and social considerations to those primarily defined through stylized evocations of shock and transgression. Clark's reliance on the verisimilitude of documentary-like narrative, playing on lhe audience's fears and anxieties and the positing of sexuality and hedonism as lhe driving forces of agency among urban youth reveals the ideological conservatism that undergrids Kids. Stripped of any criticai capacities, youth are defined primarily by a sexuality that is viewed as unmanageable and in need of control, surveillance, legal constraint, and other forms of disciplinary power. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 21, n. 1 (jan./jun. 1996), p. 123-136 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Education and sexuality | en |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Motion pictures and education | en |
dc.subject | Disciplina | pt_BR |
dc.subject | Disciplinary power | en |
dc.subject | Adolescence and education | en |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Adolescente | pt_BR |
dc.title | O filme Kids e a política de demonização da juventude | pt_BR |
dc.title.alternative | Kids and the politics of demonization ofthe youth | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000175919 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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