Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSchneider, Andréia Mello de Almeidapt_BR
dc.contributor.authorDobrovolski, Tiziane Alessandra Tittonpt_BR
dc.contributor.authorMarasca, Aline Ribolipt_BR
dc.contributor.authorBandeira, Denise Ruschelpt_BR
dc.contributor.authorMüller, Cláudia Mariapt_BR
dc.date.accessioned2021-11-19T04:49:10Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1414-9893pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232034pt_BR
dc.description.abstractA realização de um processo de avaliação psicológica (AP) exige do profissional um amplo domínio de teorias e métodos reconhecidos pela Ciência Psicológica. Quando se trata de fazer determinações psicológicas sobre uma pessoa, o uso de testes psicológicos tem vantagens sobre julgamentos injustificados motivados por experiência individual daquele que avalia. Os resultados obtidos pelo uso de instrumentos padronizados são considerados mais confiáveis, mais válidos, mais facilmente reproduzíveis e mais objetivos que uma avaliação baseada somente na análise subjetiva de um avaliador. Contudo, o planejamento desse processo se estabelece como uma etapa crucial para a qualidade da AP, que engloba a tarefa de escolha dos testes e técnicas de avaliação adequados ao objetivo, ao contexto e ao conhecimento do psicólogo. O presente estudo tem o intuito de auxiliar a organização e o planejamento do processo de AP com foco na escolha de testes e técnicas psicológicas de forma a orientar estudantes de graduação e profissionais com pouca aproximação com o campo da AP. Trata-se de um estudo teórico, baseado tanto na experiência prática em diferentes contextos quanto na experiência docente. É apresentado um fluxograma ilustrativo, o qual é explicado por meio de exemplos práticos focados em três principais áreas de atuação: clínica, trânsito e seleção de pessoas. É apontada a importância de refletir sobre o conhecimento necessário para realizar um processo de AP, considerando o acesso à informação por parte dos profissionais psicólogos, o entendimento sobre a qualidade psicométrica dos instrumentos e os cuidados éticos.pt_BR
dc.description.abstractA process of Psychological Assessment (AP) demands from the professional a wide domain of theories and methods recognized by the Psychological Science. When it comes to making psychological determinations about a person, the use of psychological tests has advantages over unjustified judgments motivated by individual experience. The results obtained by the use of standardized instruments are considered more reliable, more valid, more easily reproducible and more objective than an evaluation based only on the subjective analysis of an evaluator. However, the planning of this process is a crucial step for the quality of PA, which encompasses the task of choosing the tests and evaluation techniques appropriate to the psychologist’s goal, examinee context and knowledge. This article aims to help the organization and planning of the PA process focusing on choosing tests and psychological techniques in order to guide undergraduates and professionals with little approach to the field of PA. It is a theoretical study based on practical experience in different contexts and teaching practice. An illustrative flow chart is presented, which is explained through practical examples focused on three main areas of practice: clinic, transit and job selection. It is pointed out the relevance for reflection on the knowledge needed to carry out a PA process, considering the access to information by psychology professionals, understanding about the psychometric quality of the instruments and ethical care.en
dc.description.abstractLa realización de un proceso de evaluación psicológica (EP) exige que el profesional tenga un amplio dominio de teorías y métodos reconocidos por la Ciencia Psicológica. Cuando se trata de hacer determinaciones psicológicas sobre una persona, el uso de pruebas psicológicas tiene ventajas sobre juicios injustificados motivados por la experiencia individual. Los resultados obtenidos con el uso de instrumentos estandarizados se consideran más confiables, más válidos, más fácilmente reproducibles y más objetivos que una evaluación basada solamente en el análisis subjetivo de un evaluador. Sin embargo, la planificación de ese proceso plantea una etapa crucial para la calidad de la EP, que engloba la tarea de elegir las pruebas y técnicas de evaluación adecuadas al objetivo, al contexto y al conocimiento del psicólogo. El presente estudio objetiva ayudar la organización y planificación del proceso de EP enfocándose en la elección de pruebas y técnicas psicológicas para orientar a estudiantes de graduación y profesionales con poca aproximación con el campo de la EP. Se trata de un estudio teórico, basado en la experiencia práctica en diferentes contextos y en la experiencia docente. Se presenta un diagrama de flujo ilustrativo, el cual es explicado por medio de ejemplos prácticos enfocados en tres principales áreas de actuación: clínica, tránsito y selección de personas. Se apunta la relevancia de la reflexión sobre el conocimiento necesario para realizar un proceso de EP, considerando el acceso a la información por parte de los profesionales psicólogos, el entendimiento sobre la calidad psicométrica de los instrumentos y los cuidados éticos.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia : ciência e profissão. Brasília. Vol. 40 (2020), e214089, p. 1-13pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsychological assessmenten
dc.subjectAvaliação psicológicapt_BR
dc.subjectPsicologia aplicadapt_BR
dc.subjectApplied psychologyen
dc.subjectProfessional trainingen
dc.subjectCapacitação profissionalpt_BR
dc.subjectFormação do psicológopt_BR
dc.subjectEvaluación psicológicaes
dc.subjectPsicología aplicadaes
dc.subjectCapacitación profesionales
dc.titlePlanejamento do processo de avaliação psicológica : implicações para a prática e para a formaçãopt_BR
dc.title.alternativePsychological assessment planning : implications for practice and trainingen
dc.title.alternativePlanificación de la evaluación psicológica : implicaciones para la práctica y la formaciónes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001128773pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples