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dc.contributor.authorTimmers, Juliano da Costa Machadopt_BR
dc.contributor.authorKaercher, Nestor Andrépt_BR
dc.date.accessioned2021-11-19T04:39:04Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232016pt_BR
dc.description.abstractA Geografia Sensívelé concebida como um modo de ensinar Geografia que resumidamente busca promover espacialidades vividas por educadores e educandos em sala de aula. O artigo refletirá a Geografia Sensível no contexto da pandemia de COVID-19. Para que tal objetivo seja alcançado, considera-se desde o espaço globalizado e suas mudanças recentes até a educação científica (ONU, 2020; FOSTER, 2012 ; TIMMERS e KAERCHER, 2019; SANTOS, 2007). Especificamente a Geografia Sensível é apresentada como uma proposta para abordar o espaço geográfico em sala de aula no qual as concepções de geografia de educandos e educadores são colocadas no centro do processo de ensino, desencadeando uma postura ativa seja de contemplação ou de reflexão junto às espacialidades cotidianas (TIMMERS, 2019). Seus princípios são ponderados a partir de autores como Girotto e Giordani (2019), Kaercher (2019) e Oliveira Jr. (2017), assim como a partir de situações de sala de aula recentes. Finalmente, considera-se que, para além das mudanças impostas pelo contexto da Pandemia à educação, é fundamental aos educadores reelabor suas concepções de ensino para envolver e transformar sentidos, ontológicos, a partir da Geografia escolar.pt_BR
dc.description.abstractThe Sensitive Geography is conceived as a way to teach Geography that in synthesis is based in the promotion of the lived spaces of teachers and students in the classroom. The paper aims to reflect the Sensitive Geography in the COVID-19 pandemic situation. To achieve this goal,it is considered the global space and its recent changes and also Scientific Education ideas (ONU, 2020, FOSTER, 2011; TIMMERS & KAERCHER, 2017; SANTOS, 2007). Specifically the Sensitive Geography is presented as a proposal to consider the geographic space in the classroom, in which the more intimate conceptions of geography of teachers and of students are situated in the main process of teaching and learning, bringing out an active position of contemplation or reflection over spaces we live every day (TIMMERS, 2019). Its principles are expressed by the teorical ideas from Girotto&Giordani (2019), Kaercher (2017) e Oliveira Jr (2017), and also from recentclassroom situations. Finally, thinking beyond the changes imposed to education by this pandemy, it is fundamental that the teachers re-think their conceptions of teaching to attract and transform senses, ontological senses, since the school geography teaching.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCastrogiovanni, Antônio Carlos . . [et al.] (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia : revoluções [recurso eletrônico]. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021. p. [180]-194pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSensitive geographyen
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectEducação científicapt_BR
dc.subjectGeography teachingen
dc.subjectScientific educationen
dc.titleO “novo normal” como oportunidade para desenvolvermos uma geografia sensível na prática : momento para realçar diálogos em sala de aula sobre ciência, ambiente e nosso espaço cotidianopt_BR
dc.title.alternativeThe new normal as an opportunity to develop a sensitive geography in the teaching and learning practice : a time to reinforceclassroom dialogs over sciences, environment and our experienced spaceen
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001133600pt_BR


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