Aprendizagem musical do jogo Rocksmith : possibilidades no campo da educação musical
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Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso se origina do interesse sobre o jogo Rocksmith, procurando estudar e identificar possibilidades no campo da educação musical direcionadas ao ensino da guitarra elétrica. O objetivo foi responder à problemática de pesquisa sobre quais as possibilidades didáticas que o jogo Rocksmith pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem da guitarra. A metodologia aplicada a este trabalho caracteriza-se como modalidade qualitativa da investigação, a partir da rev ...
Este trabalho de conclusão de curso se origina do interesse sobre o jogo Rocksmith, procurando estudar e identificar possibilidades no campo da educação musical direcionadas ao ensino da guitarra elétrica. O objetivo foi responder à problemática de pesquisa sobre quais as possibilidades didáticas que o jogo Rocksmith pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem da guitarra. A metodologia aplicada a este trabalho caracteriza-se como modalidade qualitativa da investigação, a partir da revisão teórica no campo da gameficação e educação musical. Para ilustrar a pesquisa, foi adicionado um relato de estudos e práticas com o jogo realizado pelo autor. A versão analisada do jogo foi a edição de 2014, focada principalmente nos seguintes critérios: repertório proposto predominante no gênero de rock para execução com a guitarra elétrica, a prática do jogo com desafios musicais por níveis e pauta de leitura adaptada, técnica instrumental com minijogos, improviso e videoaulas alinhadas com avaliação imediata pelo jogo. Como um dos achados da pesquisa foi possível considerar que o Rocksmith não substitui o professor de instrumento, pois não trabalha postura, dinâmica e fraseado musical, entre outros aspectos da musicalidade implícitos nos processos de educação musical. Outro ponto identificado foi a falta de representatividade de gênero e raça no repertório, assim como a dificuldade de acesso, tanto pelo alto valor de aquisição do jogo quanto pelo fato de não possuir tradução para o português. Conclui-se que o jogo promove autonomia no estudo do instrumento a partir da ludicidade no processo de gameficação da execução instrumental, ação na qual cada erro técnico musical ou elogio é acusado pela plataforma, informando de imediato um feedback instantâneo. O Rocksmith, assim, pode ampliar o tempo e o conteúdo de uma aula com jogos, ou seja, o aluno pode somar o contato do instrumento nas aulas aos estudos e aos momentos lúdicos de jogar. ...
Abstract
This course conclusion work originates from the interest in the Rocksmith game, seeking to study and identify possibilities in the field of musical education aimed at teaching the electric guitar. The objective was to respond to the research problem about what didactic possibilities the Rocksmith game can contribute in the process of teaching and learning the guitar. The methodology applied to this work is characterized in the qualitative research modality, based on a theoretical review in the ...
This course conclusion work originates from the interest in the Rocksmith game, seeking to study and identify possibilities in the field of musical education aimed at teaching the electric guitar. The objective was to respond to the research problem about what didactic possibilities the Rocksmith game can contribute in the process of teaching and learning the guitar. The methodology applied to this work is characterized in the qualitative research modality, based on a theoretical review in the field of gamification and music education. To illustrate the research, an account of studies and practices with the game performed by the author were added. The analyzed version of the game was the 2014 edition, mainly focused on the following criteria: proposed repertoire predominant in the rock genre for execution with the electric guitar, the practice of the game with musical challenges by levels and adapted reading agenda, instrumental technique with minigames, and improvisation and video lessons aligned with immediate evaluation by the game. As one of the research findings, it was possible to consider that Rocksmith does not replace the instrument teacher, as it does not work on posture, dynamics and musical phrasing, among other aspects of musicality implicit in musical education processes. Another point identified was the lack of representation of gender and race in the repertoire, as well as the difficulty of access, both due to the high acquisition value of the game and the fact that it does not have a translation into Portuguese. It is concluded that the game promotes autonomy in the study of the instrument from the playfulness in the gamification process of the instrumental execution, an action in which each technical musical error or praise is accused by the platform, immediately informing an instantaneous feedback. Rocksmith, therefore, can expand the time and content of a class with games, that is, the student can add the contact of the instrument in class to studies and playful moments of playing. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Música: Licenciatura.
Coleções
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TCC Música (193)
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