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dc.contributor.authorXavier, Antonio Jeferson Barretopt_BR
dc.contributor.authorSeffner, Fernandopt_BR
dc.contributor.authorBarbosa, Maria Carmen Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2021-11-13T04:46:19Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2525-6904pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/231782pt_BR
dc.description.abstractO magistério é atualmente uma profissão fortemente feminina. Diversas questões são suscitadas a partir da atuação de professores homens na escolarização de crianças pequenas. Esse artigo se insere em uma tradição de pesquisas sobre esse tema. A constatação de que os homens que atuam nesses espaços são vistos socialmente como sujeitos fora de lugar é recorrente nas pesquisas. Nesse artigo nos ocupamos de problematizar um desses desdobramentos: a prática pedagógica de professores homens que atuam nos Anos Iniciais em escolas na região rural de município no Estado da Bahia. Os dados foram produzidos em pesquisa etnográfica com três professores homens que atuam nesse contexto. Problematizamos as tensões entre a manutenção das masculinidades e as demandas da docência com crianças pequenas. O elemento mais destacado em nosso ver é que a operação pedagógica posta em ação para garantia das masculinidades dos três informantes constituía fortemente na tentativa de criar o aluno, na contramão da criança, enquanto um aluno já adulto, sem possibilidade de conjugar ser aluno e ser criança, comprometendo com isso a qualidade pedagógica das aulas.pt_BR
dc.description.abstractTeaching is currently a highly feminine profession. Several questions are raised from the work of male teachers in the schooling of young children. This article is part of a tradition of research on this topic. The finding that men who work in these spaces are seen socially as out-of-place subjects is recurrentin research. In this article, we deal with problematizing one of these developments: the pedagogical practice of male teachers who work in Elementary School in the rural region of a municipality in the State of Bahia. The data were produced in ethnographic research with three male teachers who work in this context. We problematize the tensions between the maintenance of masculinities and the demands of teaching with young children. The most prominent element in our view is that the pedagogical operation put in to action to guarantee the masculinities of the three informants was a strong attempt to create the student, against the child, as an adult student. Thus, there is no possibility of combining being a student and being a child, there by compromising the pedagogical quality of the classes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Cadernos de Gênero e Diversidade. Salvador, BA. Vol. 6, n. 4 (2020), p. 365-388pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPedagogies of masculinitiesen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectTeaching in the elementary schoolen
dc.subjectAdultizaçãopt_BR
dc.subjectAdultizationen
dc.subjectFarmen
dc.subjectPedagogopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.title“Mulher tem mais facilidade para coisa artística, organização, trabalhos didático." : produção de masculinidades e estratégias pedagógicas nos anos iniciais da roçapt_BR
dc.title.alternative“For women it's easier to do artistic things, organization, didactic works." : production of masculinities and pedagogical strategies in the elementary school in the rural area of Brazilen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001133021pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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