Show simple item record

dc.contributor.authorSilva Junior, Edson Mendes dapt_BR
dc.contributor.authorSeffner, Fernandopt_BR
dc.date.accessioned2021-11-13T04:46:03Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2595-4490pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/231763pt_BR
dc.description.abstractO artigo reflete acerca do direito à educação das pessoas com deficiência, particularmente no seu percurso escolar e nas dinâmicas de sociabilidade e possibilidades de aprendizagem. A questão da deficiência, na sua interface com a obrigatoriedade de educação escolar, tem sido tema de numerosas políticas públicas desde a Constituição Federal de 1988, mas os resultados dessas políticas ainda estão longe de mostrar um bom desempenho. Assumimos que as chances de reconhecimento e de aprendizagem derivam de complexas articulações entre quatro grandes construtos teóricos e com implicações nas práticas e modos de lidar com a deficiência: a cultura escolar, as culturas juvenis, o modelo médico e o modelo social da deficiência. O artigo apresenta esses quatro construtos, discutindo suas origens e configurações de modo breve, e os toma como ferramentas para ajudar a pensar diretrizes educacionais inclusivas. Apartir de cenas oriundas de projetos de pesquisa que realizaram etnografia em escolas, ensaia considerações sobre as possibilidades de inclusão de pessoas com deficiência nas trajetórias escolares.pt_BR
dc.description.abstractThe article reflects on the right to education of people with disabilities, particularly in their school career and in the dynamics of sociability and learning possibilities. The issue of disability, in its interface with the mandatory school education, has been the subject of numerous public policies since the Federal Constitution of 1988, but the results of these policies are still far from showing a good performance.The chances of recog-nition and learning for people with disabilities stem from complex articulations between four major con-ceptual fields and with implications for the practices and ways of dealing with disabilities: school culture, youth cultures, the medical model and the social model of deficiency. The article presents these four con-structs, briefly discussing their origins and configurations, and takes them as tools to help think about inclusive educational guidelines. Based on scenes from research projects that carried out ethnography in schools, she rehearses considerations about the possibilities of including people with disabilities in school trajectories.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofREVES - Revista Relações Sociais. Viçosa-MG. Vol. 4, n. 1 (2021), p. 1-18pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchool cultureen
dc.subjectCultura escolarpt_BR
dc.subjectYouth culturesen
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectDeficiencyen
dc.subjectMedical modelen
dc.subjectSocial modelen
dc.titleEntre duas culturas e dois modelos nos espaços escolares : diálogos sobre a deficiênciapt_BR
dc.title.alternativeBetween two cultures and two models in school spaces : dialogues about disabilitiesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001132976pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record