Entre duas culturas e dois modelos nos espaços escolares : diálogos sobre a deficiência
dc.contributor.author | Silva Junior, Edson Mendes da | pt_BR |
dc.contributor.author | Seffner, Fernando | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-13T04:46:03Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2595-4490 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/231763 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo reflete acerca do direito à educação das pessoas com deficiência, particularmente no seu percurso escolar e nas dinâmicas de sociabilidade e possibilidades de aprendizagem. A questão da deficiência, na sua interface com a obrigatoriedade de educação escolar, tem sido tema de numerosas políticas públicas desde a Constituição Federal de 1988, mas os resultados dessas políticas ainda estão longe de mostrar um bom desempenho. Assumimos que as chances de reconhecimento e de aprendizagem derivam de complexas articulações entre quatro grandes construtos teóricos e com implicações nas práticas e modos de lidar com a deficiência: a cultura escolar, as culturas juvenis, o modelo médico e o modelo social da deficiência. O artigo apresenta esses quatro construtos, discutindo suas origens e configurações de modo breve, e os toma como ferramentas para ajudar a pensar diretrizes educacionais inclusivas. Apartir de cenas oriundas de projetos de pesquisa que realizaram etnografia em escolas, ensaia considerações sobre as possibilidades de inclusão de pessoas com deficiência nas trajetórias escolares. | pt_BR |
dc.description.abstract | The article reflects on the right to education of people with disabilities, particularly in their school career and in the dynamics of sociability and learning possibilities. The issue of disability, in its interface with the mandatory school education, has been the subject of numerous public policies since the Federal Constitution of 1988, but the results of these policies are still far from showing a good performance.The chances of recog-nition and learning for people with disabilities stem from complex articulations between four major con-ceptual fields and with implications for the practices and ways of dealing with disabilities: school culture, youth cultures, the medical model and the social model of deficiency. The article presents these four con-structs, briefly discussing their origins and configurations, and takes them as tools to help think about inclusive educational guidelines. Based on scenes from research projects that carried out ethnography in schools, she rehearses considerations about the possibilities of including people with disabilities in school trajectories. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | REVES - Revista Relações Sociais. Viçosa-MG. Vol. 4, n. 1 (2021), p. 1-18 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | School culture | en |
dc.subject | Cultura escolar | pt_BR |
dc.subject | Youth cultures | en |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.subject | Deficiency | en |
dc.subject | Medical model | en |
dc.subject | Social model | en |
dc.title | Entre duas culturas e dois modelos nos espaços escolares : diálogos sobre a deficiência | pt_BR |
dc.title.alternative | Between two cultures and two models in school spaces : dialogues about disabilities | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001132976 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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