Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva Junior, Edson Mendes dapt_BR
dc.contributor.authorSeffner, Fernandopt_BR
dc.date.accessioned2021-11-13T04:46:00Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2359-6856pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/231761pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste texto é propor a possiblidade de pensarmos a sala de aula como local de produção de pedagogias, por meio de impressões e acontecimentos coletados na etnografia de cenas da cultura escolar. Desse modo, a partir de situações que envolvem a deficiência e os corpos ditos deficientes, discute-se sobre cultura escolar, currículo, escola, culturas juvenis, corpo e desejo. Outrossim, traça-se um histórico da emergência e do percurso da categoria da deficiência, especialmente articulada com os chamados modelo médico e modelo social, assim como avalia-se as principais políticas públicas que articulam o campo da educação com a deficiência. Nesse sentido, conclui-se com a análise de uma cena escolar que sintetiza a referida possibilidade.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this text is to propose the possibility of thinking about the classroom as a place of production of vital pedagogies, through impressions and events collected in the ethnography of school culture scenes. From situations involving disability and so-called disabled bodies, we discuss school culture, curriculum, school, youth cultures, pedagogies, body and desire. A history of the emergency and the route of the disability category is traced, articulated with the so-called medical and social models. The main public policies that articulate the field of education with disability are evaluated, proposing the construction of vital pedagogies. In this sense, it concludes with the analysis of a school scene that synthesizes these possibilities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 7, n. 1 (2021), p. 233-253pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCorporealitiesen
dc.subjectDisabilityen
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectCultura escolarpt_BR
dc.subjectModels of disabilityen
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectSchool cultureen
dc.subjectEducationen
dc.titleCorpos das margens e outras pedagogias possíveispt_BR
dc.title.alternativeMargin's bodies and others possibilities pedagogies en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001132992pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples