Corpos das margens e outras pedagogias possíveis
dc.contributor.author | Silva Junior, Edson Mendes da | pt_BR |
dc.contributor.author | Seffner, Fernando | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-13T04:46:00Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2359-6856 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/231761 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste texto é propor a possiblidade de pensarmos a sala de aula como local de produção de pedagogias, por meio de impressões e acontecimentos coletados na etnografia de cenas da cultura escolar. Desse modo, a partir de situações que envolvem a deficiência e os corpos ditos deficientes, discute-se sobre cultura escolar, currículo, escola, culturas juvenis, corpo e desejo. Outrossim, traça-se um histórico da emergência e do percurso da categoria da deficiência, especialmente articulada com os chamados modelo médico e modelo social, assim como avalia-se as principais políticas públicas que articulam o campo da educação com a deficiência. Nesse sentido, conclui-se com a análise de uma cena escolar que sintetiza a referida possibilidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | The objective of this text is to propose the possibility of thinking about the classroom as a place of production of vital pedagogies, through impressions and events collected in the ethnography of school culture scenes. From situations involving disability and so-called disabled bodies, we discuss school culture, curriculum, school, youth cultures, pedagogies, body and desire. A history of the emergency and the route of the disability category is traced, articulated with the so-called medical and social models. The main public policies that articulate the field of education with disability are evaluated, proposing the construction of vital pedagogies. In this sense, it concludes with the analysis of a school scene that synthesizes these possibilities. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 7, n. 1 (2021), p. 233-253 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Corporealities | en |
dc.subject | Disability | en |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Cultura escolar | pt_BR |
dc.subject | Models of disability | en |
dc.subject | Deficiência | pt_BR |
dc.subject | School culture | en |
dc.subject | Education | en |
dc.title | Corpos das margens e outras pedagogias possíveis | pt_BR |
dc.title.alternative | Margin's bodies and others possibilities pedagogies | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001132992 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39951)Ciências Humanas (6878)