Kokyu Studio, um laboratório para o performer-guerreiro
dc.contributor.author | Drouelle, Carole | pt_BR |
dc.contributor.author | Icle, Gilberto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-30T05:00:35Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2237-2660 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/231482 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo questiona o diálogo transcultural entre os princípios das pesquisas de Jerzy Grotowski e as práticas marciais japonesas, promovido pelo trabalho de laboratório do Kokyu Studio do Instituto Grotowski [Grotowski Institute] em Wroclaw. Com base na pesquisa de campo realizada em 2020, o objetivo deste texto é analisar como ocorre a transferência das qualidades psicofísicas e espirituais, da ética marcial e de uma cultura de si mesmo, desenvolvidas pelo aikido e pelo misogi harai. Os depoimentos recolhidos e as observações efetuadas permitem abordar de forma concreta como o trabalho do ator se transforma para construir um performer-guerreiro1 para um teatro ritualizado. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article investigates the transcultural dialogue between the principles of Jerzy Grotowski’s researches and Japanese martial practices, promoted by the laboratory work of the Kokyu Studio at the Grotowski Institute in Wroclaw. Based on field research conducted in 2020, the aim is to analyse how the transfer of psycho-physical and spiritual qualities, martial ethics and a culture of the self developed by aikido and misogi harai takes place for the performer. The testimonies collected and observations made allow us to concretely examine how the actor’s work is modified in order to build the performer-warrior of a ritualized theatre. | en |
dc.description.abstract | Cet article questionne le dialogue transculturel entre les principes des recherches de Jerzy Grotowski et les pratiques martiales japonaises, promu par le travail de laboratoire du Kokyu Studio à l’Institut Grotowski de Wroclaw. En se fondant sur une recherche de terrain réalisée en 2020, il s’agit d’analyser comment s’opère, pour le performer, le transfert de qualités psychophysiques et spirituelles, de l’éthique martiale et d’une culture de soi développées par l’aïkido et le misogi harai. Les témoignages recueillis et observations réalisées permettent d’aborder concrètement en quoi le travail de l’acteur se modifie pour construire en lui le performer-guerrier d’un théâtre ritualisé. | fr |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista brasileira de estudos da presença. Porto Alegre, RS. Vol. 11, n. 4 (out./dez. 2021), e111348, 33 p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Grotowski, Jerzy, 1933-1999 | pt_BR |
dc.subject | Laboratory | en |
dc.subject | Martial Art | en |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Performer | en |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.subject | Ritual | en |
dc.subject | Art martial | fr |
dc.subject | Laboratoire | fr |
dc.subject | Rituel | fr |
dc.title | Kokyu Studio, um laboratório para o performer-guerreiro | pt_BR |
dc.title.alternative | Kokyu Studio, a laboratory for the performer-warrior | en |
dc.title.alternative | Kokyu Studio, un laboratoire pour le performer-guerrier | fr |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001132654 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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