“Onde bate um tambor e tiver um haitiano...” — religiosos do sul do mundo : desafios e perspectivas sobre o acolhimento de migrantes em situação de vulnerabilidade
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Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho busca compreender, sob a ótica das teorias pós-coloniais, a atuação de atores religiosos no processo de acolhimento a migrantes em situação de vulnerabilidade no Rio Grande do Sul. Para isso, foram realizadas entrevistas em profundidade, realizadas mediante questionário semi-estruturado, com dois interlocutores: o Padre haitiano James-son Mercure e a Yalorixá Mãe Negrita da Oyá, religiosos do Sul global com experiência no acolhimento de migrantes. Assim, busca-se discutir o ...
O presente trabalho busca compreender, sob a ótica das teorias pós-coloniais, a atuação de atores religiosos no processo de acolhimento a migrantes em situação de vulnerabilidade no Rio Grande do Sul. Para isso, foram realizadas entrevistas em profundidade, realizadas mediante questionário semi-estruturado, com dois interlocutores: o Padre haitiano James-son Mercure e a Yalorixá Mãe Negrita da Oyá, religiosos do Sul global com experiência no acolhimento de migrantes. Assim, busca-se discutir o papel dos atores religiosos nas Relações Internacionais e conhecer com mais detalhes o perfil dos migrantes; conhecer narrativas singulares sobre o processo de acolhimento de migrantes, enunciadas por atores não hegemônicos: a trajetória dos religiosos, sua atuação relacionada ao acolhimento, seus objetivos, interesses e a importância pessoal dada a expressão religiosa em suas atividades, buscando entender de que modo podem acrescentar elementos importantes para pensar o tema de pesquisa ; investigar o papel da expressão religiosa no processo de acolhimento como um meio de manifestação cultural e integração social dos migrantes. Pode-se concluir que o processo de migração contemporânea no Brasil é complexo e, apesar dos diversos dispositivos jurídicos que amparam o migrante, não existem políticas de Estado consolidadas para o acolhimento destas pessoas, ficando o auxílio aos migrantes nas mãos de, em sua maioria, instituições religiosas. A principal conclusão deste trabalho é que os dois atores entrevistados, são representantes das teologias pluralistas progressistas, que buscam combater as injustiças como cumprimento da vontade divina, defensoras da diversidade, mais abertas ao ecumenismo, ao diálogo inter-religioso e intercultural. Portanto, através de suas histórias, é possível apreender exemplos que vão além do acolhimento: é necessário ajudar o migrante na sua chegada, mas é muito importante também criar laços de confiança mútua e troca de experiências e saberes. É um trabalho de ética, de compreensão da diversidade, da luta contra preconceitos. E essa luta pode se manifestar através da cultura e da religião. ...
Abstract
The present work seeks to understand, from the perspective of postcolonial theories, the role of religious actors in the process of receptioning migrants in vulnerable situations in Rio Grande do Sul. For this, in-depth interviews were conducted, conducted by semi-structured questionnaire, with two interlocutors: the Haitian priest James-son Mercure and yalorixá Mãe Negrita da Oyá, religious from the global South with experience in receptioning migrants. Thus, it seeks to discuss the role of re ...
The present work seeks to understand, from the perspective of postcolonial theories, the role of religious actors in the process of receptioning migrants in vulnerable situations in Rio Grande do Sul. For this, in-depth interviews were conducted, conducted by semi-structured questionnaire, with two interlocutors: the Haitian priest James-son Mercure and yalorixá Mãe Negrita da Oyá, religious from the global South with experience in receptioning migrants. Thus, it seeks to discuss the role of religious actors in International Relations and to know in more detail the profile of migrants; to know singular narratives about the process of receptioning migrants, enunciated by non-hegemonic actors: the trajectory of religious, their actions related to receptioning, their objectives, interests and the personal importance given to religious expression in their activities, seeking to understand how they can add important elements to think about the research theme; to investigate the role of religious expression in the receptioning process as a way of cultural manifestation and social integration of migrants. It can be concluded that the process of contemporary migration in Brazil is complex and, despite the various legal provisions that support the migrant, there are no consolidated state policies for the reception of these people, leaving the aid to migrants in the hands of, mostly, religious institutions. The main conclusion of this work is that the two actors interviewed are representatives of progressive pluralist theologies, who seek to combat injustices as fulfillment of the divine will, defenders of diversity, more open to ecumenism, to interreligious and intercultural dialogue. Therefore, through their stories, it is possible to grasp examples that go beyond receptioning: it is necessary to help the migrant on their arrival, but it is also very important to create bonds of mutual trust and exchange of experiences and knowledge. It is a work of ethics, of understanding diversity, of the fight against prejudices. And this struggle can manifest itself through culture and religion. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Relações Internacionais.
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