Máquinas e números : traduções de Nicole Picard em Porto Alegre nos anos 1970
dc.contributor.author | Búrigo, Elisabete Zardo | pt_BR |
dc.contributor.author | Rosa, Nícolas Giovani da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-27T04:27:00Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0100-3143 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/231371 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo tem como foco leituras, traduções e citações de textos de Nicole Picard realizadas por professoras do Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre, nos anos 1960 e 1970. As traduções são interpretadas como evidências de um encontro, por meio de textos, entre professoras que buscavam a renovação do ensino de matemática na escola primária, na França e no Brasil. Dentre os temas abordados, destaca-se o estudo de máquinas como representações de operadores, visando a compreensão das operações numéricas. No contexto do movimento da matemática moderna, o encontro foi favorecido pela valorização partilhada dos métodos ativos, da psicologia piagetiana e da sala de aula como objeto e âmbito de investigação sobre aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | The article focuses on readings, translations, and quotations of Nicole Picard’s texts by teachers at the Instituto de Educação General Flores da Cunha, in Porto Alegre, in the 1960s and 1970s. The translations are interpreted as evidence of an encounter, through texts, between teachers who sought to renew the teaching of mathematics in elementary school, in France, and in Brazil. Among the themes addressed, the study of machines as representations of operators, aiming at the understanding of numerical operations, stands out. In the context of the modern mathematics movement, the meeting was favored by the shared valorization of active methods, Piagetian psychology, and the classroom as an object and scope of research on learning. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 46, n. 2 (2021), e112151, 25 p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | História da educação | pt_BR |
dc.subject | History of education | en |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Mathematics teaching | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Primary education | en |
dc.subject | Teacher education | en |
dc.subject | Modern mathematics | en |
dc.title | Máquinas e números : traduções de Nicole Picard em Porto Alegre nos anos 1970 | pt_BR |
dc.title.alternative | Machines and numbers : translations of Nicole Picard’s texts in Porto Alegre during the 1970s | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001132791 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39951)Ciências Exatas e da Terra (6085)