Patrimônio cultural no ensino de artes visuais : uma observação em livros didáticos de arte
Visualizar/abrir
Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso, tem como temática o patrimônio cultural e suas abordagens no livro didático de Artes Visuais. A motivação para este trabalho surge de estudos realizados em disciplinas que abordaram o tema e da inquietação acerca de sua presença em livros didáticos disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro e do Material didático - PNLD, para as escolas públicas brasileiras. Para sua efetivação foi realizado um levantamento teórico a fim de apreender conceitos relacion ...
Este trabalho de conclusão de curso, tem como temática o patrimônio cultural e suas abordagens no livro didático de Artes Visuais. A motivação para este trabalho surge de estudos realizados em disciplinas que abordaram o tema e da inquietação acerca de sua presença em livros didáticos disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro e do Material didático - PNLD, para as escolas públicas brasileiras. Para sua efetivação foi realizado um levantamento teórico a fim de apreender conceitos relacionados ao tema. A seguir, foi realizada uma observação em livros didáticos de Arte disponibilizados pelo PNLD 2020, a fim de verificar de que modo a temática está presente em tais produções bibliográficas. Desta observação, conclui-se que a temática ainda é tema incipiente, visto que não está presente em todas as publicações. Além disso, naquelas onde aparece é abordada de modo superficial e restrito a circuitos e produções legitimadas. Conclui-se, ainda, a importância do docente em expandir as proposições apresentadas pelos livros didáticos, a partir de recursos que abordam o tema, tais como jogos e outros materiais. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Artes Visuais (660)
Este item está licenciado na Creative Commons License