Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCecconello, Alessandra Marquespt_BR
dc.contributor.authorKoller, Silvia Helenapt_BR
dc.date.accessioned2010-06-01T04:17:48Zpt_BR
dc.date.issued2000pt_BR
dc.identifier.issn1413-294Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/23116pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desse estudo foi avaliar a competência social e a empatia em crianças escolares que vivem em situação de pobreza. Participaram da pesquisa 100 crianças, de ambos os sexos, com idades entre seis e nove anos. Os instrumentos utilizados foram o Teste das Histórias Incompletas (THI) (Mondell & Tyler, 1981) e a Escala de Empatia (Bryant, 1982), que avaliaram, respectivamente, competência social e empatia. Os resultados demonstraram que as meninas são mais competentes socialmente e mais empáticas do que os meninos. Da mesma forma, as crianças mais empáticas tendem a ser mais competentes socialmente do que as outras. De um modo geral, os dados obtidos enfatizam a importância dessas duas características como fatores de proteção, contribuindo para a resiliência e adaptação.pt_BR
dc.description.abstractSocial competence and empathy: Study about resilience with children in poverty.The aim of this study was to evaluate social competence and empathy in school children who live in poverty. One hundred children, of both sexes, age six to nine years old, participated in this research. The materials were the Incomplete Stories Test (Mondell & Tyler, 1981) and the Empathy Scale (Bryant, 1982), that evaluated, respectively, social competence and empathy. The results demonstrated that girls are more socially competent and more empathic than boys. In the same way, the more empathic children tend to be more socially competent than the others. In a global sense, the data emphasized the importance of these two characteristics as protective factors, contributing to resilience and adaptation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEstudos de psicologia (Natal). Vol. 5, n. 1 (jan./jun. 2000), p. 71-93pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimento psicossocialpt_BR
dc.subjectSocial competenceen
dc.subjectComportamento socialpt_BR
dc.subjectEmpathyen
dc.subjectEmpatiapt_BR
dc.subjectResilienceen
dc.subjectPovertyen
dc.subjectPopulacoes de riscopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectPersonalidade resistentept_BR
dc.titleCompetência social e empatia : um estudo sobre resiliência com crianças em situação de pobrezapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000271491pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples