O corpo : inscrições do campo biológico e do cotidiano
dc.contributor.author | Souza, Nádia Geisa Silveira de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-22T04:27:37Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0100-3143 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/231145 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste artigo, interrogo aquilo que habitualmente pensamos ser o corpo - um fenômeno puramente biológico - e chamo a atenção para a existência de outros discursos e práticas sociais que circulam e se correlacionam na trama social, transformando e fabricando o corpo. Para tanto, estabeleço conexões com os estudos de Michel Foucault e de autores vinculados ao campo dos Estudos Culturais nas versões pós-estruturalistas. Num primeiro momento, abordo a questão do conhecimento e dos "objetos" associados às disciplinas acadêmicas como invenções - a fim de chamar a atenção para os efeitos das estratégias vinculadas ao campo biológico para o estudo do corpo humano na educação escolarizada. A seguir, trato do corpo como inscrição de acontecimentos cotidianos, vistos como falsos ou silenciados pela biologia, com a finalidade de questionar o papel dominante das práticas e das matérias escolarizadas. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this article, I question what we usually think the body is - a purely biological phenomenonand call the attention to the presence of other discourses and social practices, which interact and correlate within the social web, transforming and producing the body. Following in these ideas, I establish connections with Michel Foucault's studies and other authors whose researches are linked to Cultural Studies' field in poststructuralist perspectives. At the first moment, I discuss the question of knowledge and "objects" associated to the academic disciplines as inventions, to reflect on the effects of strategies linked to the biological field aiming at the human body study in school education. Finally, I analyze the body as inscription ofroutine events that are considered "false" knowledge or excluded by Biology, in order to question the dominant role ofthe school practices and disciplines. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 30, n. 1 (jan./jun. 2005), p. 169-186 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Biological discipline | en |
dc.subject | Corpo humano | pt_BR |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.subject | Daily life | en |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Corpo : Representação social | pt_BR |
dc.title | O corpo : inscrições do campo biológico e do cotidiano | pt_BR |
dc.title.alternative | The body: inscriptions of the biological field and daily life | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000530732 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39951)Ciências Humanas (6878)