Evolução dinâmica de um curso a distância modelado por workflow
dc.contributor.author | Kunde, Graziela Flores | pt_BR |
dc.contributor.author | Souto, Maria Aparecida Martins | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Jose Palazzo Moreira de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-06-01T04:17:46Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2001 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1414-5685 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/23112 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste artigo é caracterizar as mudanças dinâmicas que podem ocorrer no esquema conceitual de um curso para apoiar um ambiente na Web para oferecer o ensino em ambiente distribuído por meio de navegadores. Esta atividade faz parte do Projeto Tapejara/ ProTeM CNPq-CC. O conteúdo do curso é representado conceitualmente e executado como um workflow2. São analisadas as modificações no plano do curso (esquema conceitual) e as repercussões destas modificações nas atividades dos alunos inscritos. A utilização da tecnologia de workflow com suporte à evolução de esquemas permite uma melhor interação entre o professor e os alunos e uma maior flexibilidade na construção e manutenção de cursos a distância. | pt_BR |
dc.description.abstract | The main goal of this paper is the characterization of the dynamic evolution in the conceptual schema of a Web to support distributed learning through browsers. The course content is conceptually modelled and executed as a workflow. A detailed analysis is developed to characterise the course conceptual schema modifications and the repercussion in the students’ activities. The use of workflow technology with evolution enables a best interaction between the teacher and the students, and a bigger flexibility on the construction and maintenance of distance courses. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista brasileira de informática na educação. Florianópolis. n. 9, (set. 2001), p. 35-50 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Informática : Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject | Sistemas : Workflow | pt_BR |
dc.title | Evolução dinâmica de um curso a distância modelado por workflow | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000311290 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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