Bustos raciais : imagens-artefatos sobre o outro (1908-1945)
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Data
2021Tipo
Outro título
Racial busts : images-artifacts about each other (1908-1945)
Assunto
Resumo
O presente artigo tem como objetivo discutir os aspectos de produção, circulação e consumo de bustos raciais, aqui denominados imagens-artefatos. Produzidos em escala industrial com a finalidade de representar as tipologias humanas, esses bustos foram utilizados nas escolas para ensinar sobre o outro. Nortearam a abordagem, os aportes teóricos e metodológicos da biografia social das coisas e do circuito social das imagens, além das noções de cultura escolar, cultura material e cultura visual es ...
O presente artigo tem como objetivo discutir os aspectos de produção, circulação e consumo de bustos raciais, aqui denominados imagens-artefatos. Produzidos em escala industrial com a finalidade de representar as tipologias humanas, esses bustos foram utilizados nas escolas para ensinar sobre o outro. Nortearam a abordagem, os aportes teóricos e metodológicos da biografia social das coisas e do circuito social das imagens, além das noções de cultura escolar, cultura material e cultura visual escolares. O texto foi dividido em quatro partes: antecedentes e circulação dos bustos raciais; produção da empresa especializada em objetos para a educação, a Somso Modelle (Alemanha); possibilidades de modos de utilização e, por fim, o papel desses bustos como objetos da cultura material e da cultura visual escolar, dando centralidade a percursos já percorridos por outros autores. A pesquisa foi realizada no acervo do Museu e Arquivo Histórico La Salle (Canoas-RS) e considerou a documentação atinente aos bustos raciais. Embora o ensino das raças tenha perpassado várias disciplinas, a investigação mostrou que essas imagens-artefatos foram utilizadas no ensino de Geografia e História Natural. Além disso, esses vestígios nos dizem mais sobre o imaginário da sociedade que os criou, do que sobre os sujeitos representados. ...
Abstract
The present article aims to discuss the aspects of production, circulation and consumption of racial busts, here called images-artifacts. Produced on an industrial scale to represent human typologies, these busts were used in schools to teach about the ‘other’. It guided the approach the theoretical and methodological contributions of the social biography of things and the social circuits of images, as well as the notions of school culture, material culture and school visual culture. The text w ...
The present article aims to discuss the aspects of production, circulation and consumption of racial busts, here called images-artifacts. Produced on an industrial scale to represent human typologies, these busts were used in schools to teach about the ‘other’. It guided the approach the theoretical and methodological contributions of the social biography of things and the social circuits of images, as well as the notions of school culture, material culture and school visual culture. The text was divided into four parts: antecedents and circulation of racial busts; production of the company specialized in objects for education, Somso Modelle (Germany); possibilities of use and, finally, the role of these busts as objects of school material and visual culture, giving centrality to paths already covered by otherauthors. The research was carried out in the collection of La Salle Museum and Historical Archive (Canoas-RS) considering the documentation related to racial busts.Although the teaching of the races pervaded various disciplines, the investigation showed that these images-artifacts were used in the teaching of Geography and Natural History. Moreover, these traces tell us more about the imaginary of the society that created them than about the subjects represented. ...
Contido em
Revista Linhas. Florianópolis: UDESC, PPGE. Vol. 22, n. 48 (jan./abr. 2021), p. 172-193
Origem
Nacional
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