Mostrar registro simples

dc.contributor.authorVargas, Mara Ambrosina de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorMeyer, Dagmar Elisabeth Estermannpt_BR
dc.date.accessioned2021-10-21T04:29:59Zpt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/231058pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo discutimos a dimensão educativa de um processo que denominamos de "ciborguização da enfermeira" a partir da análise do deslocamento das fronteiras entre vida e morte na contemporaneidade. Com base nos Estudos Culturais e em autores como Michel Foucault e Donna Haraway, examinamos manuais e protocolos assistenciais que dão sustentação ao trabalho que as enfermeiras desenvolvem em terapia intensiva, para demonstrar que as práticas discursivas fazem mais do que simplesmente designar e descrever o "real": elas criam e legitimam o que passa a ser reconhecido como sendo "a realidade". O exercício da análise permitiu problematizar a fragmentação do sujeito, a hibridização corpo-máquina no contexto da terapia intensiva e o deslocamento das fronteiras entre viver e morrer. Com essa análise procuramos argumentar que as lições de tecnologia no contexto de saúde, e a maneira como estas têm sido tratadas pelas/o estudiosas/os da área do intensivismo, contrastam com o consumo e a conversão desses/as profissionais em híbridos humanos-máquinas - ciborgues.pt_BR
dc.description.abstractIn this article we have discussed the educative dimension of the 'nurse cyborging' process based on the analysis of the contemporary shifting frontiers between Iife and death. Based on Cultural Studies and authors such as Michel Foucault and Donna Haraway, we have looked at guidelines and assistant protocols which support nurses' work in intensive therapy, in order to show that discursive practices do more than name the 'real': they create and legitimate what then begins to be recognised as 'reality'. The analysis exerci se allowed us to problematise the fragmentation of subject, the body-machine hybridisation in the intensive therapy context, and the dislocation of the borders between Iife and death. Through this analysis we argue that technology messages in health context and the way these are dealt with by experts in the intensivism field, contrast with consumption and the conversion of these experts in to human-machine hybrids, that is cyborgs.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 28, n. 1 (jan./jun. 2003), p. 65-86pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCyborg bodyen
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.subjectLife and dealhen
dc.subjectNursing in inlensive therapyen
dc.titleRe-significações de vida e de morte : delimitando modos de educarpt_BR
dc.title.alternativeRe-significations of life and death : delimiting ways of educatingen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000431463pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples