Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFischer, Rosa Maria Buenopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-21T04:28:58Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/231016pt_BR
dc.description.abstractDiscuto no artigo alguns tópicos dos ditos e escritos de Foucault, identificados como rica herança para o cotidiano de uma pesquisadora em educação. Trato principalmente do modo foucaultiano de investigação e escrita: a relevância das descontinuidades históricas; o trabalho de multiplicação dos sujeitos e dos discursos, tomados como acontecimentos; a complexidade dos enunciados, para além de representações e interpretações; a importância da problematização do presente; a entrega às transformações do percurso de investigação e do próprio pensamento.pt_BR
dc.description.abstractI discuss some topics of Foucault’s essential works, identified how rich heritage to researches on education. I specially discuss the foucaultian way of studying and writing: the theme of historical discontinuities; the multiplication of subjects and discourses, which are treated as events; the complexity of statements, beyond to work with representations and interpretations; the relevance of problematising our present life; the dedication to transform the own trajectories of researching and thinking.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 29, n. 1 (jan./jun. 2004), p. 215-227pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFoucault, Michel, 1926-1984pt_BR
dc.subjectEventen
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectDiscontinuityen
dc.titleNa companhia de Foucault : multiplicar acontecimentospt_BR
dc.title.alternativeIn Foucault’s company : to multiply eventsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000468094pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples