Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRosso, Ademir Josept_BR
dc.contributor.authorBecker, Fernandopt_BR
dc.contributor.authorTaglieber, Jose Ernopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-21T04:28:46Zpt_BR
dc.date.issued1998pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/231003pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem por objetivo discutir critérios para que as iniciativas e os métodos de ensino que visam dinamizar o ensino escolar sejam ativos e apontar alguns indicativos da atividade do aluno na construção do conhecimento. A teoria de Piaget, como uma teoria que mostra os principais processos de construção do conhecimento, destaca sempre a ação do sujeito como fundamental neste processo. Discute-se a ação mental tomando como referência os aspectos funcionais da assimilação e da acomodação, da abstração reflexionante, do aprender fazer e o compreender, sempre estabelecendo contrapontos com as práticas escolares.pt_BR
dc.description.abstractThis article intends to discuss the criterion for the initiatives and the teaching methods that aim to boost school teaching to be more active and show some indication of the students' activity in the construction of knowledge. Piaget's theory, as a theory that shows the main process of construction of knowledge, always points to the subject's action as the basis of this processo The functional aspects of assimilation and accommodation, of reflexive abstraction, of the know-how leaming and comprehension are taken as a reference to discuss the mental action, always establishing counterpoints with the school activities. Key-words: mental activity, knowledge construction, active methodology.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 23, n. 2 (jul./dez. 1998), p. 63-82pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMental activiten
dc.subjectEpistemologia genéticapt_BR
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.subjectActive methodologyen
dc.subjectPiaget, Jean, 1896-1980pt_BR
dc.titleA produção do conhecimento e a ação pedagógicapt_BR
dc.title.alternativeProduction of knowledge and pedagogical action en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000240843pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples