Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPerussatto, Melina Kleinertpt_BR
dc.date.accessioned2021-10-20T04:23:42Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1413-7704pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230984pt_BR
dc.description.abstractNos primeiros anos do regime republicano brasileiro, logo após a Abolição da escravatura, intelectuais da imprensa negra de Porto Alegre, como Esperidião Calisto, argumentavam que as crianças negras permaneciam segregadas nas escolas em decorrência da permanência de costumes escravistas, o que colocava em xeque as promessas liberais republicanas. Este estudo analisa os efeitos das interdições educacionais a pessoas negras, enfocando suas experiências de vida e lutas pelo direito à educação diante do processo de racialização em curso, entre o fim do Império e o início da República no Brasil. Mais do que demonstrar que, a despeito das interdições, pessoas negras frequentaram espaços formais ou informais de ensino, foca-se nos sentidos que elas atribuíam à instrução e à educação por meio de reflexões registradas na imprensa negra porto-alegrense do final do século XIX.pt_BR
dc.description.abstractIn the first years of the Brazilian Republican regime, just after the abolition of slavery, black press intellectuals, like Esperidião Calisto, from the southern state capital of Porto Alegre, argued that black children remained segregated at schools as a result of the permanence of pro-slavery customs. The persistent racial division revealed that promises of actual freedom to black people, made by liberal republicans, had failed. Thus, this study analyzes the effects of educational interdictions to black people, focusing on their life experiences and struggles for the right to proper education in face of the racialization process in course over the end of the Monarchy and the beginning of the Republic. By doing so, this approach seeks to demonstrate not only that black people attended both formal and informal educational institutions, but most importantly, that they elaborated their own thoughts on instruction and education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTempo. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 27, n. 2 (maio/ago. 2021), p. 426-444pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRacializationen
dc.subjectEducationen
dc.subjectBlack Pressen
dc.titleEsperidião Calisto e o preconceito escolar com base na cor : educação, cidadania e racialização no século XIX (Porto Alegre, Rio Grande do Sul)pt_BR
dc.title.alternativeEsperidião Calisto and the color prejudice in educational institutions : education, citizenship and racialization in the 19th century (Porto Alegre, Rio Grande do Sul)en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001132218pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples