Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMelo, Camila Alves dept_BR
dc.contributor.authorMartini, Júlia Soarespt_BR
dc.contributor.authorLopes, Mayara Krischkept_BR
dc.contributor.authorSilva, Lílian Carine Madureira Vieira dapt_BR
dc.contributor.authorNunes, Marília Forgearinipt_BR
dc.contributor.authorSperrhake, Renatapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-20T04:23:08Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2176-8501pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230961pt_BR
dc.description.abstractO presente texto objetiva discutir a concepção de leitura literária na educação básica e apontar alternativas para o resgate de uma perspectiva que seja produtora de leitores de literatura. Para tanto, vale-se de autores como Cosson (2014, 2020, 2021), Bajour (2012) e Petit (2008, 2019). A discussão está empiricamente embasada em uma análise da Base Nacional Comum Curricular e em uma experiência de clube de leitura viabilizada em ação de extensão universitária. As análises apontam que a promoção de ações que aproximam leitores e textos, as quais promovem espaços de fala e de escuta sobre o que se lê e sobre os sentidos que os leitores produzem, potencializa uma concepção de leitura literária experiencial (COSSON, 2016). Quando essa aproximação acontece envolvendo professores da Educação Básica, fortalece-se a sua constituição como leitores de literatura por haver mais ferramentas para potencializar a experiência de leitura literária para e com os seus alunos na Educação Básica.pt_BR
dc.description.abstractThis text aims to discuss the idea of literary reading in basic education and to point out alternatives for the rescue of a perspective that produces literature readers. To do so, it uses authors such as Cosson (2014; 2020; 2021), Bajour (2012) and Petit (2008; 2019). The discussion is empirically based on an analysis of the National Common Curriculum Base and on a reading club experience made possible in university extension action. The analyzes point out that the promotion of actions, which bring readers and texts closer, promote spaces for speaking and listening to what is read and about the meanings that readers may produce, enhances a conception of experiential literary reading (COSSON, 2016). When this approach takes place involving teachers of Basic Education, their constitution as readers of literature is strengthened because there are more tools to enhance the literary reading experience for and with their students in Basic Education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Conhecimento Online. Novo Hamburgo, RS. Ano 13, Vol. 3 (set./dez. 2021), p. 105-126pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectReadingen
dc.subjectLiteratureen
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLiterary literacyen
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectReading Mediation.en
dc.titleLeitura literária na escola : o desafio da mudança de paradigmapt_BR
dc.title.alternativeLiterary reading at school : the challenge of a paradigm changeen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001132603pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples