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dc.contributor.authorGomes, Claudia da Silvapt_BR
dc.contributor.authorCorbellini, Silvanapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-20T04:22:47Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230944pt_BR
dc.description.abstractA produção de narrativas digitais com Scratch, sob função pedagógica e diagnóstica pelo orientador educacional é uma estratégia ainda pouco utilizada no contexto escolar. Este trabalho reporta uma prática que pretendeu identificar como o horizonte escolar no ano inicial da pandemia da COVID 19 foi percebido por discentes e, ainda, investigar possibilidades de ações do OE2 , baseadas em investigação. Através de um estudo de caso com narrativas em Scratch, alunos da EB3 manifestaram suas percepções escolares antes e durante a pandemia, assim como suas projeções de um futuro pós-pandemia. A partir da análise de conteúdo, a pesquisa evidenciou os sentimentos discentes em relação à vida escolar, de baixa à média perspectiva em relação às suas práticas e aprendizagens; alta compreensão em relação às medidas de prevenção da COVID 19 e oportunidades de ação do OE, na medida em que, através da atividade, demandante de vários níveis de abstração, há a exploração da cultura digital, a viabilização de um canal de escuta e exploração de conteúdos escolares e oportunidades de ação. Constatou-se que a temática viabiliza um trabalho integrado entre discentes, docentes e orientadores educacionais, além de contribuir como instrumento diagnóstico para demais profissionais da área da educação e da saúde.pt_BR
dc.description.abstractThe production of digital narratives with Scratch, under pedagogical and diagnostic function by the educational advisor is a strategy still little used in the school context. This paper reports on a practice that aimed to identify how the school horizon in the initial year of the COVID 19 pandemic was understood by students, and also to investigate possibilities for EG actions based on research. Through a case study with narratives in Scratch, BE students expressed their school perceptions before and during the pandemic, as well as their projections of a post-pandemic future. From the content analysis, the research showed the students' feelings regarding school life, from low to medium perspective regarding their practices and learning; high understanding regarding COVID 19's prevention measures; and EG's opportunities for action, to the extent that through the activity, which demands several levels of abstraction, there is the exploration of the digital culture, the feasibility of a channel for listening and exploring school contents, and opportunities for action. It was found that the theme enables integrated work among students, teachers, and educational advisors, besides contributing as a diagnostic tool for other professionals in education and health.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 19, n. 1 (jul. 2021), [10] p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducational Guidanceen
dc.subjectOrientação educacionalpt_BR
dc.subjectScratchen
dc.subjectDigital Narrativesen
dc.subjectDiagnostic Instrumenten
dc.titleProdução de narrativas digitais através do Scratch como estratégia de pesquisa e ação para o orientador educacionalpt_BR
dc.title.alternativeDigital narrative production through Scratch as a research strategy and action for the Educational Advisor en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001132221pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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