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dc.contributor.authorCosta, Luciano Bedin dapt_BR
dc.contributor.authorVentre, Anna Letíciapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-20T04:22:45Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1645-1384pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230942pt_BR
dc.description.abstractNesse ensaio apresentamos o percurso de escrita coletiva em um sistema de webconferência chamado Mconf, entre de abril e julho de 2020, meses em que o Brasil se viu confrontado ao crescimento exponencial da pandemia relativa a Covid-19. Em meio ao principiar do distanciamento social, juntamente com a suspensão das aulas e a subsequente adesão ao Ensino Remoto Emergencial, um grupo formado por 25 estudantes de mestrado e doutorado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul se reuniu em torno de um seminário realizado extracurricularmente e de modo virtual, voltado ao tema da poesia e suas implicações ético-políticas no contexto acadêmico. Passamos a nos referir ao Mconf enquanto Vale do Mconf na tentativa de traduzir o estranhamento e encantamento a que estávamos submetidos em nossa primeira incursão em um ensino remoto. De modo a sustentar a potência de uma escrita coletiva em modalidade virtual, são apresentados fragmentos das notas compartilhadas, recurso em que a/o(s) participantes escrevem de modo colaborativo e não identificado. Embora tenhamos vivido uma importante experiência de convivência virtual, lemos que esta não substitui o desejo em chamas de que as aulas venham a comportar novamente o calor da presença, onde possamos ativar ainda mais nossos ensejos poéticos.pt_BR
dc.description.abstractIn this essay, we present the collective writing path on a web conference system called Mconf, between April and July 2020, months in which Brazil was faced with the exponential growth of the pandemic related to Covid-19. Amidst the beginning of social distance, together with the suspension of classes and the subsequent adherence to Emergency Remote Education, a group formed by 25 masters and doctoral students from the Federal University of Rio Grande do Sul met around a seminar held extracurricularly and in a virtual way, focused on the theme of poetry and its ethicalpolitical implications in the academic context. We now refer to Mconf as Mconf Valley in an attempt to translate the strangeness and enchantment to which we were subjected in our first experience in remote education. In order to sustain the power of collective writing in virtual mode, fragments of shared notes are presented, a resource in which the participants write in a collaborative and unidentified way. Although we have lived an important experience of virtual coexistence, we read that it does not replace the burning desire that the classes will again behave in the warmth of presence, where we can further activate our poetic opportunities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCurrículo sem fronteiras : revista para uma educação crítica e emancipatória. Braga, Portugal. Vol. 21, n. 2 (maio/ago. 2021), p. 553-578pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPoetryen
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectEmergency remote educationen
dc.subjectPandemicen
dc.subjectAcademic writingen
dc.titleDo Mconf ao Vale Do Mconf : topografias poéticas em um sistema de webconferência em meio à pandemiapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001132223pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


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