Mostrar el registro sencillo del ítem
Karaí Arandú na Bienal do Mercosul : educação guarani como possibilidade para uma estética decolonial
dc.contributor.author | Bergamaschi, Maria Aparecida | pt_BR |
dc.contributor.author | Melo, Dannilo Cesar Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-20T04:22:25Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2237-2660 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/230932 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo discute educação, estética e possibilidades para uma estética decolonial, a partir de uma vivência que denominamos mediação (inter)cultural em uma escola guarani e em uma exposição de arte na 10ª Bienal do Mercosul. A noção de escola (inserida no território indígena) como espaço de fronteira contribuiu para a compreensão de um pensamento fronteiriço, que escapa ao cânone moderno ocidental. A mediação (inter)cultural mostrou-se útil como método para o je guata – caminhada –, uma caminhada investigativa, realizada com um coletivo escolar pertencente ao povo guarani. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article discusses education, aesthetics and possibilities for a decolonial aesthetics, based on an experience we call (inter)cultural mediation in a Guarani school and an art exhibition at the 10th Mercosul Biennial. The concept of school (located in the indigenous territory) as a border space contributed to the understanding of a border thinking, which escapes the modern western canon. The (inter)cultural mediation proved to be useful as a method for je guata – a walking –, an investigative walking, performed with a school group of Guarani people. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista brasileira de estudos da presença. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n. 4 (out./dez 2018), p. 719-749 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Estética | pt_BR |
dc.subject | Guarani Education | en |
dc.subject | Educação indígena | pt_BR |
dc.subject | Decolonial Aesthetics | en |
dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Guarani | pt_BR |
dc.subject | Mediação cultural | pt_BR |
dc.title | Karaí Arandú na Bienal do Mercosul : educação guarani como possibilidade para uma estética decolonial | pt_BR |
dc.title.alternative | Karaí Arandú in the Mercosul Biennial : guarani education as a possibility for a decolonial aesthetics | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001132091 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (40281)Ciencias Humanas (6919)