Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPinheiro, Josaine de Mourapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Suelen Assunçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-19T04:23:30Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2357-724Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230910pt_BR
dc.description.abstractÉ contemporânea nossa necessidade de pensar no modo como a matemática e a Educação Matemática podem ser perspectivadas pelas filosofias da diferença e, por meio desse texto, pretendemos mostrar a força do pensamento da diferença na Literatura Potencial. A Literatura Potencial, produzida pelo grupo OuLiPo, propõe o uso de restrições matemáticas para produção de seus textos. A matemática, nesse sentido, funciona como matéria de criação literária, sendo que a Literatura Potencial deve ser percebida como um paradoxo: ao mesmo tempo que restringe por meio da matemática, multiplica as possibilidades de criação de escrita e de sentidos. O caminho investigativo frente à Literatura Potencial se fez em três tempos: i) o estudo do livro OULIPO: ejercicios de literatura potencial (Queneau et.al., 2016); ii) revisão de literatura no Repositório Digital Lume da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; iii) proposta de exercícios matemático-literários. Sobre i) OuLiPo (Oficina de Literatura Potencial) é um grupo de escritores que objetivam fazer literatura não espontânea. Esse grupo vai na contramão do movimento Surrealista que é movido pela inspiração. Sobre ii) A revisão de literatura buscou no Repositório Digital Lume da UFRGS pesquisas que relacionassem matemática e literatura. Encontramos cinco pesquisas. Sobre iii) Descrevemos alguns exercícios matemático-literários para exemplificar uma das tendências da Literatura Potencial: o anulipismo, que trabalha a partir de obras já escritas para realizar as produções textuais com restrições matemáticas. Esses exercícios poderão impulsionar futuras práticas pedagógicas para a Educação Matemática.pt_BR
dc.description.abstractOur need to think about how mathematics and Mathematics Education can be viewed through the philosophies of difference is contemporary and, through this text, we intend to show the strength of the difference thinking in the Potential Literature. The Potential Literature, produced by the OuLiPo group, proposes the use of mathematical restrictions for the production of their texts. Mathematics, in this sense, functions as a matter of literary creation, and Potential Literature should be perceived as a paradox: at the same time that it restricts through mathematics, it multiplies the possibilities of creating writing and senses. The investigative path towards potential literature was made in three stages: i) the study of the book OULIPO: exercises of potential literature (Queneau et.al., 2016); ii) literature review at the Digital Lume Repository of the Federal University of Rio Grande do Sul; iii) proposed mathematical-literary exercises. About i) OuLiPo (Potential Literature Workshop) is a group of writers who aim to make non-spontaneous literature. This group goes against the grain of the Surrealist movement that is driven by inspiration. About ii) The literature review searched the UFRGS Digital Lume Repository for research relating mathematics and literature. We found five surveys; About iii) We describe some mathematical-literary exercises to exemplify one of the trends of Potential Literature, the anulipism: which works from works already written to carry out textual productions with mathematical restrictions. These exercises can boost future pedagogical practices for Mathematics Education.en
dc.description.abstractNuestra necesidad de pensar acerca de cómo se pueden ver las matemáticas y la Educación Matemática a través de las filosofías de la diferencia es contemporánea y, a través de este texto, tenemos la intención de mostrar la fuerza del pensamiento de la diferencia en la Literatura Potencial. La Literatura Potencial, producida por el grupo OuLiPo, propone el uso de restricciones matemáticas para la producción de sus textos. Las matemáticas, en este sentido, funcionan como materia de creación literaria, y la Literatura Potencial debe ser percibida como una paradoja: al mismo tiempo que restringe a través de las matemáticas, multiplica las posibilidades de crear escritura y sentidos. El camino de investigación hacia la literatura potencial se realizó en tres etapas: i) el estudio del libro OULIPO: ejercicios de literatura potencial (Queneau et.al., 2016); ii) revisión de la literatura en el Repositorio Digital Lume de la Universidade Federal do Rio Grande do Sul; iii) propuesta de ejercicios matemático-literarios. Sobre i) OuLiPo (Taller de literatura potencial) es un grupo de escritores cuyo objetivo es hacer literatura no espontánea. Este grupo va en contra de la corriente del movimiento surrealista impulsado por la inspiración. Sobre ii) La revisión de la literatura buscó en el Repositorio Digital Lume de UFRGS investigaciones que relacionaran las matemáticas con la literatura. Encontramos cinco encuestas; Sobre iii) Describimos algunos ejercicios matemático-literarios para ejemplificar una de las tendencias de la Literatura Potencial: el anoulipismo, que trabaja a partir de obras ya escritas para realizar producciones textuales con restricciones matemáticas. Estos ejercicios podrán impulsar futuras prácticas pedagógicas para la Educación Matemática.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBoletim online de Educação Matemática [recurso eletrônico]. Florianópolis : UDESC, 2020. Vol. 8, n. 17 (2020), p. 90-107.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPotential Literatureen
dc.subjectLiteratura potencialpt_BR
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectPhilosophies of Differenceen
dc.subjectCriação literáriapt_BR
dc.subjectLiteratura Potenciales
dc.subjectMatemáticases
dc.subjectFilosofías de la diferenciaes
dc.titleRestrições matemáticas e criação literária : o paradoxo do pensamento da diferença na Literatura Potencialpt_BR
dc.title.alternativeMathematical restrictions and literary creation : the paradox of difference thinking in Potential Literatureen
dc.title.alternativeRestricciones matemáticas y creación literaria : la paradoja del pensamiento de la diferencia en la Literatura Potenciales
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001130162pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples