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dc.contributor.advisorFraga, Alex Brancopt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Valériapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-16T04:40:20Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230873pt_BR
dc.description.abstractCom a presente pesquisa, objetivou-se compreender de que modo um grupo de estudos colaborativo pode contribuir para o enfrentamento de dificuldades encontradas por acadêmicos durante o processo de planejamento de aulas de Educação Física (EF) escolar. Mais especificamente, mapear as percepções de estudantes de licenciatura em EF acerca do planejamento, bem como identificar os fatores que os mobilizam a encarar o desafio de planejar em consonância com os documentos curriculares vigentes. Para tanto, foi realizada uma análise documental com a utilização de dados secundários provenientes de um grupo de estudos de uma Instituição de Ensino Superior (IES) da Região Sul do Brasil. Os documentos produzidos em grupo e analisados nesta dissertação resultaram das transcrições de gravações de áudio dos encontros e entrevistas; de prints de mensagens eletrônicas; e do registro fotográfico das reuniões. A partir da análise temática dos documentos, foi possível identificar que os acadêmicos percebem o planejamento de aulas de EF como um importante elemento para o processo de ensino e aprendizagem, mas, ao mesmo tempo, também o consideram difícil/complexo, uma espécie de “bicho de sete cabeças”. Essa figura fantasiosa foi citada por integrantes do grupo para traduzir o grau de dificuldade percebida por eles mesmos no processo de elaboração de seus planos de aulas na iniciação docente em escolas. Destacadamente, as principais dificuldades relatadas por eles foram as seguintes: receio de planejar para alunos do Ensino Médio; dificuldade em compreender os documentos curriculares que orientam o planejamento; dificuldade de inserir conhecimentos para além dos procedimentais; falta de entendimento dos critérios de avaliação; e dificuldade de tratar pedagogicamente conteúdos estudados ao longo da graduação. Os resultados demonstram que, apesar de o grupo de estudos não ter “eliminado o bicho”, o estudo de assuntos específicos, como o papel da EF na escola; o modo como os documentos curriculares estão organizados; a divisão dos saberes corporais em para praticar e para conhecer, e a avaliação diagnóstica, contribuíram para que os acadêmicos visualizassem as formas de enfrentamento que estão ao seu alcance. Especialmente, a metodologia do trabalho de grupo, inspirada na pesquisa-ação e aplicada no processo de organização das atividades de ensino, que resultaram na documentação analisada nesta dissertação, mostrou-se potente estratégia de ensino para a formação inicial de professores, pois os estudantes puderam compartilhar suas experiências e angústias, em busca de novos caminhos e soluções para os desafios surgidos durante suas intervenções na escola. Apesar dos limites de um estudo colaborativo, registrado sob a forma de projeto de extensão universitária, concluiu-se que o uso dessa estratégia de trabalho formativo traz excelentes resultados, em termos de aprendizagem sobre o ato de planejar aulas de EF; portanto, é possível sugerir sua adoção em outros momentos e espaços da graduação, tais como nas disciplinas que antecedem as práticas pedagógicas, nos próprios estágios curriculares e nos programas de formação em serviço como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e a Residência Pedagógica.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to understand how a collaborative study group can contribute to coping with difficulties presented by academics during the planning process of school Physical Education (PE) classes. More specifically, it seeks to map the perceptions of undergraduate students in PE regarding planning, as well as to identify the factors that mobilize them to face the challenge of planning in line with current curriculum documents. To this end, a documentary analysis was carried out using secondary data from a study group from a higher education institution in the southern region of Brazil. The documents produced in group and analyzed in this dissertation were the transcriptions of audio recordings of the meetings and interviews, the prints of electronic messages and the photographic record of the meetings. From the thematic analysis of the documents, it was possible to identify that academics perceive PE class planning as an important element for the teaching-learning process, but at the same time they also consider it difficult / complex, a kind of “beast of seven heads”. This fanciful figure was verbally invoked by members of the group to translate the degree of difficulty they perceived in the process of preparing their lesson plans for teaching initiation in schools. Notably, the main difficulties reported by them were the following: fear of planning for high school students; difficulty in understanding the curriculum documents that guide planning; difficulty in inserting knowledge beyond the procedural ones; lack of understanding of the evaluation criteria and difficulty in pedagogically treating content studied during graduation. The results show that, although the study group did not “eliminate the bug”, the study of specific subjects, such as the role of PE in school, the way the curriculum documents are organized, the division of body knowledge into to practice and to know and the diagnostic evaluation, contributed for the students to visualize forms of coping that are within their reach. Especially, the group's work methodology, inspired by action research and applied in the process of organizing teaching activities that resulted in the documentation analyzed in this dissertation, proved to be a potent teaching strategy for the initial training of teachers, as students they were able to share their experiences and anxieties, seeking new ways and solutions to the challenges that arose during their interventions at school. Despite the limitations of a collaborative study, registered as a university extension project, the conclusion is that the use of this training strategy brings excellent results in terms of learning about the act of planning PE classes, therefore, it is possible to suggest its adoption in other moments and spaces of graduation, such as in the disciplines that precede the pedagogical practices, in the curricular internships themselves and in the in-service training programs such as PIBID and the Pedagogical Residence.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPlanejamento de ensinopt_BR
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectInitial formationen
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectPlanningen
dc.subjectCollaborative studiesen
dc.title“Planejar não é um bicho de sete cabeças” : estudos colaborativos no enfrentamento das dificuldades de formandos em preparar aulas de educação física na escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001132147pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humanopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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