Homens e Mulheres : a elite porto-alegrense em fotografias no início do século XX (1908-1913)
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Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso reflete sobre os modelos de gênero em duas fotografias da elite econômica porto-alegrense, entre os anos de 1908 e 1913. Por meio da noção da época de contrários complementares entre masculino e o feminino, investigo através de fotografias de momentos de socialização como aquelas pessoas expressaram, através de suas imagens, poses, roupas, o que para elas era a correta exteriorização de seus gêneros. Para tanto, utilizo o arcabouço teórico do Paradigma Indici ...
Este trabalho de conclusão de curso reflete sobre os modelos de gênero em duas fotografias da elite econômica porto-alegrense, entre os anos de 1908 e 1913. Por meio da noção da época de contrários complementares entre masculino e o feminino, investigo através de fotografias de momentos de socialização como aquelas pessoas expressaram, através de suas imagens, poses, roupas, o que para elas era a correta exteriorização de seus gêneros. Para tanto, utilizo o arcabouço teórico do Paradigma Indiciário de Carlo Ginzburg e as concepções da Cultura Visual sobre a imagem, entendendo a fotografia não como uma representação, mas como uma construção que influía na própria realidade dos fotografados, e da “educação do olhar” como forma de ver as imagens. O ambiente político, de consolidação da jovem República, é relevante, no sentido em que os novos “donos do poder”, os republicanos, absorveram novos integrantes à elite política e econômica, em luta com seus predecessores, os poderosos locais no regime imperial. É neste cenário que deve ser pensada a restrição dos papéis femininos e, por consequência, a definição do masculino, na busca por prestígio social e autoafirmação enquanto classe. A moda, nesta busca, foi essencial pois, em primeiro lugar, era um espaço de expressão feminina, mas, também, de demonstração pública de riqueza; em segundo, foi uma arena de reconhecimento de iguais, entre os homens, de uma padronização da roupa masculina, baseada na sobriedade e correção do vestuário como expressão não apenas de status social/político/econômico, mas, também, da visualização do caráter e valores pessoais. A análise aqui realizada mostrou que, apesar das mudanças em curso na sociedade porto-alegrense daquele início do século XX, na elite econômica local as imagens da correta exteriorização dos modelos de gênero ainda estavam amplamente ancoradas nos preceitos do século passado. ...
Abstract
This final paper reflects on the gender models in two photographs from the economic elite of Porto Alegre, between the years 1908 and 1913. Through the notion of the age of complementary opposites between male and female, I investigate through two photographs of socialization moments what those people expressed, through their images, poses, clothes, what was for them the correct externalization of their genders. To do so, I use the Evidential Paradigm of Carlo Ginzburg as theoretical approach a ...
This final paper reflects on the gender models in two photographs from the economic elite of Porto Alegre, between the years 1908 and 1913. Through the notion of the age of complementary opposites between male and female, I investigate through two photographs of socialization moments what those people expressed, through their images, poses, clothes, what was for them the correct externalization of their genders. To do so, I use the Evidential Paradigm of Carlo Ginzburg as theoretical approach and the conceptions of Visual Culture about the image, where photography is understood not as a representation, but as a construction that influenced the reality of the photographed, and the “education of the eye” as a way to see the images. The political environment, of consolidation of the young Republic in Brazil, is relevant, in the sense that the new “owners of power”, the Republicans, absorbed new members to the political and economic elite, in struggle with their predecessors, the powerful locals in the imperial regime. It is in this scenario that the restriction of female roles must be considered, and, consequently, the definition of the masculine, in the search for social prestige and self affirmation as a class. Fashion, in this search, was essential, because, in the first place, it was a space for female expression, but also for public display of wealth; second, because it was an arena for the recognition of equals, among men, of a standardization of male clothing, based on sobriety and correction of clothing as an expression not only of social / political / economic status, but also an envision of character and personal values. The analysis carried out here showed that, despite the changes of courses in Porto Alegre's society from the beginning of the 20th century, in the local economic elite the images of the correct externalization of gender models were still largely anchored in the precepts of the last century. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Bacharelado.
Coleções
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TCC História (789)
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