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Leonorana (1970) : 4 pontos de vista sobre o traço barroco da dobra
dc.contributor.advisor | Brito Junior, Antônio Barros de | pt_BR |
dc.contributor.author | Mayer, Bianca Raupp | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-09T04:56:26Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/230613 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho explora e investiga o livro Leonorana (1970c), publicado no compilado intitulado Anagramático (1970), de Ana Hatherly, a partir de quatro pontos de vista sobre o conceito da dobra, encontrado, principalmente, na obra A dobra: Leibniz e o Barroco, de Gilles Deleuze, publicada pela primeira vez em 1988. Nesse sentido, partindo da perspectiva de que a dobra é um traço intrínseco à ideia de Barroco, visualiza-se, ao debruçar-se sobre, principalmente, a obra Diferença e Repetição, de Gilles Deleuze, publicada pela pela primeira vez em 1968, e outras demais obras teóricas a respeito do Barroco, tais como aquelas de autoria da própria Hatherly e também A Origem do drama trágico alemão, de Walter Benjamin, publicada pela primeira vez em 1928, que: a) dobras são diferentes; b) dobras são repetidas; c) dobras são alegóricas; d) dobras são jogos. Com isso, perspectiva-se entender que Leonorana, por apresentar marcadamente o traço barroco da dobra, trata-se de uma literatura que ultrapassa os limites de seu próprio gênero, o literário, visto que se desintegra e se reinventa no sonoro e, principalmente, no visual, isto é, visto que abriga esses quatro pontos de vista em suas dobras. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work explores and investigates the book Leonorana (1970c), published as part of the collection Anagramático (1970), by Ana Hatherly, based on four points of view on the concept of folding, found mainly in the work The Fold: Leibniz and the Baroque, first published in 1988 by Gilles Deleuze. Assuming that the fold is an intrinsic trait to the idea of Baroque, and based on Deleuze’s (1968) Difference and Repetition, as well as on other theoretical works about the Baroque, including those written by Hatherly herself and Walter Benjamin’s (1928) The Origin of German Tragic Drama, we see that: a) folds are different; b) folds are repeated; c) folds are allegorical; d) folds are games. Hence, while markedly presenting the Baroque trait of the fold, Leonorana (1970) may be understood as a work of literature that exceeds the limits of its own genre, the literary genre, disintegrating and reinventing itself in the audible and, mainly, in the visual, thus bringing together the four points of view within its folds. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Fold | en |
dc.subject | Hatherly, Ana | pt_BR |
dc.subject | Literatura barroca | pt_BR |
dc.subject | Points of view | en |
dc.subject | Análise literária | pt_BR |
dc.subject | Baroque | en |
dc.title | Leonorana (1970) : 4 pontos de vista sobre o traço barroco da dobra | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001131328 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Habilitação em Tradutor Português e Inglês: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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