Relato de um processo avaliativo do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional
dc.contributor.author | Marques, Luciana Fernandes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-06T04:15:37Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2525-507X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/230541 | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo em vista as especificidades do mestrado profissional (MP), é de suma importância que ocorram avaliações envolvendo alunos, professores, agências e demais atores envolvidos. A avaliação das práticas e processos educativos e fundamental, pois permite formular juízos e tomar decisões fundamentadas. Este escrito tem como objetivo apresentar a avaliação da segunda turma sobre o Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ocorrida no último mês de aula. Os alunos foram convidados a responder a duas questões em uma conversa grupal no aplicativo WhatsApp em que os 20 alunos foram incluídos e puderam ler, trocar impressões e complementar as respostas uns dos outros. A primeira pergunta foi: Quais foram até agora as principais contribuições do mestrado profissional na sua formação? A segunda questão formulada ao grupo foi: O que você espera ainda alcançar, em termos de aprendizados e experiências, até a conclusão do MP? A natureza dessa avaliação foi informal e aberta ao debate livre e construção conjunta. Neste artigo são apresentados os pontos altos e baixos levantados pela turma e sugestões de melhorias, bem como a reflexão da importância dessa formação para suas vidas e trabalho. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considering the specifications of the professional master's degree, it is very important that there are assessments involving students, teachers, agencies and other actors involved. The assessment of educational practices and processes is fundamental, since it allows to formulate judgments and to make informed decisions. This paper aims to present the assessment of the second group of the Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional at Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), which took place at the end of the course. Students were invited to answer two questions in a WhatsApp group conversation in which the 20 students were included and could read, exchange impressions, and complement the colleagues’ responses. The first question was: What were the main contributions of the professional master's degree course in their training? The second question to the group was: What do you hope to achieve in terms of learning and experience until the conclusion of the professional master's degree? The nature of this assessment was informal and open to free debate and joint construction. This article presents the high and low points raised by the class and suggestions for improvements, as well as the reflection of the importance of this training for their life and work. | en |
dc.description.abstract | Teniendo en cuenta las características específicas de la Maestría Profesional es de suma importancia para evaluar el curso involucrar a los estudiantes, maestros, agencias y otras partes interesadas. La evaluación de los procesos educativos es fundamental, ya que permite formular juicios y tomar decisiones informadas. Este documento tiene por objeto presentar la evaluación que fue escrita por la segunda clase del Maestría Profesional de Enseñanza en la Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) y que se produjo en el último mes de clases. Se pidió a los estudiantes para responder a dos preguntas en una discusión de grupo en WhatsApp en el que se incluyeron y fueron capaces de leer, intercambiar y complementar las respuestas de los otros 20 estudiantes. Primero fue la pregunta: ¿Cuáles son hasta ahora las principales contribuciones del Maestría Profesional en tu formación? La segunda pregunta planteada al grupo fue: ¿Qué espera lograr incluso en términos de aprendizaje y experiencias, hasta la finalización de MP? La naturaleza de esta evaluación fue informal y abierta al debate libre y la construcción conjunta. Este artículo presenta los puntos altos y bajos planteadas por el grupo y propuestas de mejoras, así como el reflejo de la importancia de esta formación para su vida y profesión. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista saberes plurais : educação na saúde. Vol. 2, n. 2 (ago. 2018), p. 5-13 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Evaluación educacional | es |
dc.subject | Avaliação da educação | pt_BR |
dc.subject | Educación de pósgrado | es |
dc.subject | Pós-Graduação | pt_BR |
dc.subject | Sistema Único de Saúde | pt_BR |
dc.subject | Educational measurement | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Graduate | en |
dc.title | Relato de um processo avaliativo do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional | pt_BR |
dc.title.alternative | Report of an assessment procedure of Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde - Mestrado Profissional | en |
dc.title.alternative | Relato de un proceso evaluativo del Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – mestrado profissional | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001074502 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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