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dc.contributor.authorSantana, Alex Mirandapt_BR
dc.contributor.authorEstabel, Lizandra Brasilpt_BR
dc.date.accessioned2021-10-06T04:13:15Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1982-873Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230512pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta como problema de investigação como ocorre o processo de pesquisa científica, pelos alunos de Cursos Técnicos e Superiores, participantes das Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS nos Campi Porto Alegre e Viamão por meio de estudo de caso que utiliza a observação e a entrevista como instrumento de coleta de dados. Analisa o processo de iniciação científica, a competência informacional, a relação com fontes de pesquisa e a mediação de conhecimento existente na relação entre orientadores e orientandos, dos seis alunos participantes dos eventos selecionados para o estudo. Por meio de revisão de literatura, da transcrição das entrevistas e análise de conteúdo das respostas dadas aos questionamentos semiestruturados, apresenta o impacto da participação dos alunos nos eventos observados em seu aprendizado científico e amadurecimento social e emocional. Conclui que o Instituto Federal proporciona ambiente fecundo para a iniciação científica de seus alunos por meio das Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão, com forte participação de seus professores como mediadores no processo de aprendizado dos estudantes para a iniciação científica.pt_BR
dc.description.abstractThis study investigates how the scientific research process is developed by students in the technical and university courses, who take part in the Research, Teaching and Outreach Exhibitions of the IFRS Porto Alegre and Viamão Campi. It is a case study that employed observation and interviews to collect data. An analysis of the following factors involving the six participant students was carried out: scientific initiation process, information competence, the relationship with research sources and the mediation of knowledge existing in the relationship between advisors and advisees. Through literature review, transcription of interviews, and content analysis of the answers given to the semi-structured questions, the study presents the impact of the students’ participation in the events observed In their social and emotional maturity. The results led to the conclusion that the Federal Institute provides a fruitful environment for the students’ scientific initiation through the Research, Teaching and Outreach Exhibitions, with the strong participation of educators as mediators of their students’ learning process in the scientific initiation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Curitiba. Vol. 14, n. 2 (Maio/Ago. 2021), p. 155-176pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIniciação científicapt_BR
dc.subjectScientific researchen
dc.subjectFeira de ciênciaspt_BR
dc.subjectMediationen
dc.subjectInformation competenceen
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.subjectFontes de informaçãopt_BR
dc.titleA iniciação científica no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul : um estudo de caso das mostras de pesquisa, ensino e extensãopt_BR
dc.title.alternativeScientific initiation within the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul : a case study of the research, teaching and outreach exhibitionsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001131197pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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