Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorPaiz, Janini Cristinapt_BR
dc.contributor.authorZiegelmann, Patricia Klarmannpt_BR
dc.contributor.authorMartins, Ana Cláudia Magnuspt_BR
dc.contributor.authorGiugliani, Camilapt_BR
dc.contributor.authorGiugliani, Elsa Regina Justopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-05T04:26:46Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1413-8123pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230487pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é identificar fatores associados à plena satisfação com a atenção pré-natal em serviços de saúde de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Estudo transversal, com 287 mulheres que realizaram pré-natal na capital gaúcha. As mulheres foram selecionadas aleatoriamente em duas maternidades de grande porte (pública e privada) e entrevistadas nos seus domicílios, cerca de 30 dias após o parto, entre janeiro e agosto de 2016. A satisfação foi aferida por meio de escala Likert (muito satisfeita a muito insatisfeita). Foram estimadas razões de prevalência (RP) por regressão de Poisson com estimação robusta da variância, utilizando modelo hierarquizado. Os fatores associados à plena satisfação foram: ingresso no ensino superior (RP=1,49; IC95%:1,08- 2,06); atendimento multiprofissional (RP=1,29; IC95%:1,00-1,66); recebimento de orientações sobre amamentação (RP=1,33; IC95%:1,05-1,68) e sobre local do parto (RP=1,56; IC95%:1,12- 2,17); e sentimento da mulher de estar à vontade para fazer perguntas e participar das decisões (RP=5,17; IC95%:1,79-14,96). Os achados sugerem que serviços de pré-natal que oferecem cuidado multiprofissional, que dão orientações, e que oportunizam às gestantes o sentimento de estar à vontade para questionar e decidir sobre seu cuidado, proporcionam maior satisfação.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to identify factors associated with full satisfaction with prenatal care in health services in Porto Alegre (RS), Brazil. This is a cross-sectional study with 287 women that attended prenatal care in the state capital. Women were randomly selected at two large maternity hospitals (public and private) and interviewed at their homes around 30 days after delivery, from January to August 2016. Satisfaction was measured by a Likert scale (very satisfied to very unsatisfied). Prevalence ratios (PR) were estimated by Poisson regression with robust variance, using a hierarchical model. Factors associated with greater satisfaction were higher education (PR=1.49; 95% CI: 1.08-2.06); multiprofessional care (PR=1.29; 95% CI: 1.00-1.66); receiving information about breastfeeding (PR=1.33; 95% CI: 1.05-1.68) and place of delivery (PR=1.56; 95% CI: 1.12-2.17); and women feeling comfortable asking questions and participating in decisions (PR=5.17; 95% CI: 1.79-14.96). The findings suggest that prenatal care services that offer multiprofessional care, provide guidance, and make pregnant women feel comfortable asking and deciding about their care may generate greater satisfaction.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCiência & saúde coletiva. Vol. 26, n. 8 (2021), p. 3041-3051.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCuidado pré-natalpt_BR
dc.subjectPrenatal careen
dc.subjectSaúde da mulherpt_BR
dc.subjectWomen’s healthen
dc.subjectSatisfação do pacientept_BR
dc.subjectPatient satisfactionen
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleFatores associados à satisfação das mulheres com a atenção pré-natal em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasilpt_BR
dc.title.alternativeFactors associated with women’s satisfaction with prenatal care in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001130935pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem