Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSantini, Luciane Alvespt_BR
dc.contributor.authorMoro, Eliane Lourdes da Silvapt_BR
dc.contributor.authorEstabel, Lizandra Brasilpt_BR
dc.date.accessioned2021-10-05T04:26:44Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1806-8405pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230484pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo originou-se de um levantamento bibliográfico para identificar instrumentos de avaliação de literacia em saúde no Brasil e os submeteu a análise de conteúdo (Bardin). Observou-se a relação entre a literacia em saúde e o letramento informacional, visto que ambos englobam um conjunto de habilidades que auxiliam os sujeitos na busca, na avaliação e no uso das informações de que necessitam. Isto possibilitou refletir sobre a possibilidade de bibliotecas atuarem, a partir do letramento informacional, na melhoria dos níveis de literacia em saúde, contribuindo para que os sujeitos desenvolvam maior competência na sua relação com a informação e melhoria na gestão da sua própria saúde.pt_BR
dc.description.abstractThis paper originated from a literature survey to identify tools for assessing Health Literacy in Brazil, which were submitted to Content Analysis (Bardin). The relationship between health literacy and information literacy was observed since both encompass a set of skills that support people in the search, evaluation, and use of the information they require. This enabled us to consider the possibility of libraries acting to improve levels of health literacy, based on information literacy, thus contributing to developing people’s skills in their relationship with health information, improving their health management.en
dc.description.abstractEste artículo se originó a partir de una encuesta bibliográfica para identificar instrumentos para evaluar la Alfabetización en Salud en Brasil que fueron examinados y sometidos a análisis de contenido (Bardin). Se observó la relación entre la alfabetización en salud y la alfabetización en información, ya que ambas abarcan un conjunto de habilidades que ayudan a los sujetos en la búsqueda, evaluación y uso de la información que necesitan. Esto permitió reflexionar sobre la posibilidad de que las bibliotecas actúen, basadas en la alfabetización informacional, en la mejora de los niveles de alfabetización en salud, contribuyendo a que los sujetos desarrollen una mayor competencia en su relación con la información y mejorar su propia gestión sanitaria.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de pós-graduação. Brasília. Vol. 17, n. 37 (jan./jun. 2021), 19 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHealth literacyen
dc.subjectLetramento em saúdept_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectInformational literacyen
dc.subjectInformation mediationen
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.subjectDisseminação da informaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetización en saludes
dc.subjectBibliotecapt_BR
dc.subjectAlfabetización informativaes
dc.subjectMediación de informaciónes
dc.titleLiteracia em saúde : possibilidades de desenvolvimento a partir de ações de letramento informacionalpt_BR
dc.title.alternativeHealth literacy : possibilities of development from informational literacy actionsen
dc.title.alternativeAlfabetización en salud : posibilidades de desarrollo a partir de acciones de alfabetización informativaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001131206pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples