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dc.contributor.advisorWottrich, Laurapt_BR
dc.contributor.authorCorrêa, Gabriela de Sá Garaypt_BR
dc.date.accessioned2021-10-01T04:26:20Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230387pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia se baseia na seguinte questão norteadora: como mulheres ilustradoras, que trabalham a temática do corpo em suas produções artísticas, percebem as relações de consumo midiático de representações do corpo feminino? O objetivo geral da pesquisa, portanto, se propõe a compreender como as representações midiáticas do corpo feminino permeiam as vivências de mulheres, a partir da perspectiva das ilustradoras que versam sobre o tema do corpo através da arte. Neste sentido, acionamos os seguintes objetivos específicos: mapear o consumo midiático de mulheres ilustradoras que trabalham a temática do corpo; perceber como são as relações que essas mulheres estabelecem com seus próprios corpos; observar suas percepções quanto às representações do corpo feminino na mídia; bem como analisar a construção de seus trabalhos de ilustração e a forma como o corpo é representado nessas produções. O referencial teórico aborda, inicialmente, a discussão sobre o conceito de gênero através das ideias de autoras como Beauvoir (1980), Scott (1989), Butler (2017) e Carneiro (2003). A temática do corpo aparece atrelada às ideias de Foucault (1985; 1999), Federici (2017), Andrade (2003) e Lupton (2000). O entrelaçamento destes temas com a sociedade de consumo se dá a partir de Moreno (2008), Wolf (2019), Bauman (2008), Baudrillard (1995) e Canclini (1997). Para tratar do sistema de produção e consumo de representações midiáticas, levamos em conta as visões de Hall (2016), França (2005), Rosário (2008) e Toaldo; Jacks (2013). A metodologia desta pesquisa utiliza a abordagem qualitativa e se baseia na realização de entrevistas em profundidade com seis mulheres ilustradoras brasileiras. Dentre os resultados obtidos, podemos destacar alguns pontos. Existe um aumento do consumo midiático por meio de plataformas digitais, em detrimento do consumo de televisão e mídia impressa das participantes. As percepções das entrevistadas quanto às representações do corpo feminino são atravessadas por vivências, recortes de gênero e de raça, padrões corporais estabelecidos socialmente e hábitos de consumo midiático. As participantes percebem que as representações midiáticas da atualidade não contemplam a diversidade de corpos existentes. No entanto, todas ressignificam os sentidos apresentados pelos meios de mídia, refletem sobre seus hábitos de consumo e têm consciência de suas responsabilidades enquanto produtoras de representações.pt_BR
dc.description.abstractThe present undergraduate thesis is based on the following guiding question: how do female illustrators, that work with the body theme in their artistic productions, perceive the media consumption relations of the female body’s representations? Therefore, the general goal of this research is to understand how media representations of the female body permeate women’s life experiences from the perspective of female illustrators that address the subject of the body through art. In this regard, we raise the following specific goals: to map the media consumption of female illustrators that work with the body theme; to perceive how the relations that these women establish with their own bodies are; to observe their perceptions in relation to the representations of the female body in the media; as well as analyzing the construction of their illustration works and the way that the body is represented in these productions. The theoretical frame of reference initially approaches the discussion over the concept of gender through the ideas of authors such as Beauvoir (1980), Scott (1989), Butler (2017) and Carneiro (2003). The body theme appears linked to Foucault’s (1985; 1999), Federici’s (2017), Andrade’s (2003) and Lupton’s (2000) ideas. The intertwining of these themes with the consumer society happens through Moreno (2008), Wolf (2019), Bauman (2008), Baudrillard (1995) and Canclini (1997). To address the system of production and consumption of the media representations, we considered the views of Hall (2016), França (2005), Rosário (2008) and Toaldo; Jacks (2013). This research’s methodology uses the qualitative approach and is based on carried out interviews with six Brazilian female illustrators. Amongst the obtained results, we can highlight some topics. There is an increase of the media consumption through digital platforms in opposition to the participants’ television and printed media consumption. The interviewees’ perceptions over female body’s representations are trespassed by life experiences, gender and racial cuttings, socially established body patterns and media consumption habits. The participants realize that nowadays media representations do not contemplate the existing bodies’ diversity. However, all of them reframe the senses presented by the means of media, reflect about their consumption habits and are aware of their responsibilities as representations’ producers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMedia consumptionen
dc.subjectRepresentação do femininopt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectRepresentationsen
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectGenderen
dc.titleCorpo em (des)construção : percepções de mulheres ilustradoras sobre o corpo feminino na mídiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001131371pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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