Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Lisandra Oliveira ept_BR
dc.contributor.authorMolina Neto, Vicentept_BR
dc.date.accessioned2021-09-29T04:25:20Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230311pt_BR
dc.description.abstractTrata-se de um estudo realizado, na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, sobre a constituição do processo de identização de docentes de Educação Física. O problema de pesquisa ficou sintetizado na seguinte questão: Como se constitui o processo de identização a partir das narrativas de docentes de Educação Física desta rede? Caracteriza-se como um estudo de caso de abordagem etnográfica com ênfase na história de vida de cinco docentes. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: análise de documentos, observação participante, diário de campo, entrevista semiestruturada e narrativa escrita. As análises mostraram o caráter dinâmico, dialético e subjetivo da identização docente. Além de que, os processos de formação não garantem, por si só, a constituição da identização. A eles, somam-se as elaborações de aprendizagens, reorganizadas a partir da experiência vivida.pt_BR
dc.description.abstractThis study deals with a research carried out in the Municipal Net of education of Porto Alegre on the constitution of the identization process of Physical Education teachers. The research problem has been synthesized in the following question: How is the identization process constituted from the narratives of Physical Education teachers from this net? Characterized as a case study with an ethographical approach emphasizing on the life stories of five teachers. The methodological procedures used were: analysis of documents, participant observation, field diary, semi-structured interviews and written narratives. The analysis showed the dynamic, dialectic and subjective characters of the identization process of the teachers. Moreover, the teacher training processes do not alone guarantee the constitution of the identization process. Summed with these are the learning elaborations, reorganized from the lived experiences.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 35, n. 1 (jan./abr. 2010), p. 209-231pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIdentization processen
dc.subjectPorto Alegre. Secretaria Municipal de Educaçãopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectPhysical education teachersen
dc.subjectMunicipal net of education of Porto Alegreen
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleO processo de identização docente na rede municipal de Porto Alegrept_BR
dc.title.alternativeThe constitution of teacher identization in the municipal net of education of Porto Alegre en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000737781pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples