O processo de identização docente na rede municipal de Porto Alegre
dc.contributor.author | Silva, Lisandra Oliveira e | pt_BR |
dc.contributor.author | Molina Neto, Vicente | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-29T04:25:20Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0100-3143 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/230311 | pt_BR |
dc.description.abstract | Trata-se de um estudo realizado, na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, sobre a constituição do processo de identização de docentes de Educação Física. O problema de pesquisa ficou sintetizado na seguinte questão: Como se constitui o processo de identização a partir das narrativas de docentes de Educação Física desta rede? Caracteriza-se como um estudo de caso de abordagem etnográfica com ênfase na história de vida de cinco docentes. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: análise de documentos, observação participante, diário de campo, entrevista semiestruturada e narrativa escrita. As análises mostraram o caráter dinâmico, dialético e subjetivo da identização docente. Além de que, os processos de formação não garantem, por si só, a constituição da identização. A eles, somam-se as elaborações de aprendizagens, reorganizadas a partir da experiência vivida. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study deals with a research carried out in the Municipal Net of education of Porto Alegre on the constitution of the identization process of Physical Education teachers. The research problem has been synthesized in the following question: How is the identization process constituted from the narratives of Physical Education teachers from this net? Characterized as a case study with an ethographical approach emphasizing on the life stories of five teachers. The methodological procedures used were: analysis of documents, participant observation, field diary, semi-structured interviews and written narratives. The analysis showed the dynamic, dialectic and subjective characters of the identization process of the teachers. Moreover, the teacher training processes do not alone guarantee the constitution of the identization process. Summed with these are the learning elaborations, reorganized from the lived experiences. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 35, n. 1 (jan./abr. 2010), p. 209-231 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Identization process | en |
dc.subject | Porto Alegre. Secretaria Municipal de Educação | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Physical education teachers | en |
dc.subject | Municipal net of education of Porto Alegre | en |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Porto Alegre (RS) | pt_BR |
dc.title | O processo de identização docente na rede municipal de Porto Alegre | pt_BR |
dc.title.alternative | The constitution of teacher identization in the municipal net of education of Porto Alegre | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000737781 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40281)Health Sciences (10760)