Mostrar el registro sencillo del ítem
Grupos de discussão : uma opção metodológica na pesquisa em educação
dc.contributor.author | Meinerz, Carla Beatriz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-22T04:24:13Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0100-3143 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/230079 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo trata da prática metodológica dos grupos de discussão, analisada a partir da sua utilização em uma investigação no campo da educação. Aborda a definição, a história, a fundamentação teórica e as proposições técnicas dos grupos de discussão na tradição da sociologia crítica espanhola. Parte do pressuposto de que a opção que o investigador faz no campo teórico e metodológico reflete sua concepção de ciência e de ética na pesquisa. Apresenta um relato de sua aplicação numa investigação de doutorado, cujo objetivo foi investigar a sociabilidade praticada por jovens da periferia urbana de Porto Alegre, considerando seus jeitos de viver a escola e a inserção escolar, através da análise das memórias individual e coletiva. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article presents a methodological practice of discussion groups, which is analyzed starting from its use in an investigation in education area. It approaches the definition, the history, the theoretical support and the technical propositions of the discussion groups inserted in the Spanish tradition of critical sociology. The presupposal chosen shows that the investigator does in research what reflects his/her conception of science and ethics. This description also present the applications in the doctoral research whose purpose is to investigate the sociability practiced by young people living in the outskirts of Porto Alegre, considering the way they live school and the school insertion through the analyzes of their individual and collective memories. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 36, n. 2 (maio/ago. 2011), p. 485-504 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Discussion groups | en |
dc.subject | Metodologia da pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Jovem | pt_BR |
dc.subject | Grupo | pt_BR |
dc.subject | Porto Alegre (RS) | pt_BR |
dc.title | Grupos de discussão : uma opção metodológica na pesquisa em educação | pt_BR |
dc.title.alternative | Discussion groups : a methodological option in education research | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000785259 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (40917)Ciencias Humanas (7117)